05 de dezembro de 2025
SECA EM PIRACICABA

Chegada de tempo seco atinge as plantas; saiba como cuidar

Por Bruno Mendes/JP |
| Tempo de leitura: 2 min
Foto: Freepik
A estiagem exige atenção especial para manter a saúde das plantas

A umidade relativa do ar em Piracicaba e cidades vizinhas tem atingido índices entre 30% e 20% nesta segunda e terça-feira. A previsão é que o índice caia para 10% na quarta-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em São Paulo, a tendência é de temperaturas acima de 30°C até quinta-feira, com a umidade do ar também atingindo valores entre 10% e 30% no período da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

VEJA MAIS:

Diante deste cenário, especialistas recomendam que a população se mantenha hidratada, cuide de pessoas mais vulneráveis e adote medidas para prevenir queimadas. É importante evitar o uso de fogo para limpar terrenos, não descartar bitucas de cigarro em áreas verdes e não queimar lixo.

Cuidados com as plantas durante a estiagem

A estiagem exige atenção especial para manter a saúde das plantas. A seguir, algumas dicas de como cuidar de jardins e vasos.

Em períodos de seca e calor, é necessário aumentar a frequência da rega. Em locais frios e sem chuvas, o ideal é molhar as plantas de manhã, para que elas absorvam a umidade durante o dia. Em risco de geadas, a água da manhã pode ajudar a derreter o gelo e diminuir danos.

Para verificar a necessidade de água, a dica é tocar o solo. Se a terra grudar no dedo, não é o momento de regar. Caso contrário, molhe o solo de forma suave até que a água comece a sair pelo orifício de drenagem. Algumas plantas também se beneficiam da rega nas folhas.

Podas

Não é recomendado fazer podas durante a estiagem, pois os cortes estimulam novas brotações que podem ser danificadas pelo clima seco. Para plantas que florescem no outono e inverno, a poda pode restringir o crescimento das flores.

Adubação

A adubação é mais eficaz em períodos quentes e úmidos. Contudo, para plantas que florescem no outono e inverno, o uso de fertilizantes pode estimular a floração. Nesses casos, fertilizantes orgânicos podem ser usados a cada 60 dias e adubos granulados com alto teor de fósforo a cada 30 dias.

Pragas

Em períodos de estiagem, os ácaros se tornam as principais pragas. Eles aparecem como pequenos pontos atrás das folhas. Para combatê-los, regar as folhas é uma medida paliativa, mas o uso de um acaricida pode ser necessário em algumas situações.

Gramíneas

Para garantir a saúde do gramado, a adubação orgânica deve ser feita em maio. Recomenda-se fazer furos na grama antes de aplicar o substrato, para que os nutrientes e o oxigênio cheguem até as raízes. Adubos granulados também podem ser usados em seguida. A altura do corte deve ser maior e os intervalos entre as podas devem ser mais longos. O uso de terra preta sobre o gramado não é indicado, pois pode favorecer o crescimento de ervas daninhas.