O recesso do mês de julho está chegando ao fim e os 35.483 alunos matriculados na Rede Municipal de Educação de Piracicaba voltam para as escolas na segunda-feira, 28/07. As unidades prepararam ações especiais para dar boas-vindas e recepcionar os alunos para o 2º semestre letivo.
As escolas do município atendem a Educação Infantil (faixa etária de zero a cinco anos), e o Ensino Fundamental – Ciclo I, que corresponde às crianças de seis a 10 anos.
A rede municipal conta com 125 escolas. No ensino fundamental, são 17.808 estudantes matriculados, enquanto a educação infantil abrange 17.675 crianças, totalizando 35.483 estudantes. A Educação de Jovens de Adultos (EJA), por sua vez, atende 108 alunos.
Durante o recesso, as escolas passaram por manutenções gerais, limpeza, pequenos reparos, corte de vegetação e desinsetização – é importante destacar que esses serviços continuam sendo realizados durante o período letivo, seguindo um cronograma mensal.
Leia mais:
Na E.M. Professor Luis Claudio Alves, no Jardim Primavera, foi realizado todo um trabalho de pinturas no chão, criando um espaço lúdico com brincadeiras. “Além disso, a escola passou por limpeza, manutenção de caixa d’água, desinsetização, pinturas, demarcação do campinho de futebol, colocação de redes de tênis de mesa, criação de um espaço para a prática de vôlei e reorganização da sala de jogos que passou a ser de robótica também. Estamos na expectativa já de receber os alunos novamente”, comentou Elizandra Moreno, diretora da unidade, que atende 239 crianças no Ensino Fundamental I.
A secretária de Educação, Juliana Vicentin, esteve na unidade na manhã de hoje, 25/07, e elogiou a iniciativa. “É muito bonito ver o empenho da equipe escolar em preparar um ambiente acolhedor, seguro e estimulante para as nossas crianças. A dedicação da direção, dos professores e de todos os profissionais da unidade mostra o quanto a educação é feita com carinho e responsabilidade em nossa rede. Estamos animados com o retorno das aulas e confiantes de que o segundo semestre será de muito aprendizado e desenvolvimento para todos os nossos estudantes”, completou.
REPLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – Ao final do primeiro semestre letivo, as escolas municipais iniciaram o Replanejamento Escolar para o segundo semestre e o Dia D do PPP (Projeto Político Pedagógico). Essas reuniões, previstas no calendário escolar, são espaços coletivos de reflexão, análise e reorganização das ações desenvolvidas, visando garantir a continuidade e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Durante o Replanejamento, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais da educação reavaliaram as metas estabelecidas no início do ano, consideraram os avanços e os desafios enfrentados e traçaram estratégias para fortalecer as práticas pedagógicas, promovendo a recuperação das aprendizagens, além de assegurar o direito de todos os estudantes à educação de qualidade.
Já no dia D do PPP (Projeto Político Pedagógico) as equipes puderam revisitar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas, promovendo o debate coletivo com a comunidade escolar sobre os diferentes aspectos do documento, com a análise e atualização do plano de ação, garantindo que esteja alinhado com as necessidades e objetivos da escola.