Diante da previsão de dias frios em Piracicaba, a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família intensificou suas ações de acolhimento à população em situação de rua. O objetivo é assegurar proteção, dignidade e acesso a serviços essenciais para quem mais precisa.
Equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e do Centro Pop tiveram sua presença ampliada nas ruas, com o reforço de educadores sociais e maior oferta de transporte para encaminhamento aos abrigos. Durante as abordagens, os profissionais orientam sobre os serviços disponíveis e detalham a estrutura preparada para o atendimento.
A Casa de Passagem, que foi recentemente reinaugurada, tem registrado um aumento significativo na procura, acolhendo uma média de 85 pessoas por noite. Além disso, os esforços de reintegração familiar já permitiram que oito moradores que estavam na Praça Takaki retornassem aos seus lares.
Funcionando 24 horas, a Casa de Passagem oferece uma estrutura completa para migrantes e pessoas em situação de rua, incluindo atendimento técnico com assistentes sociais e psicólogos, oficinas temáticas, e todas as refeições do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), além de serviços de banho e lavanderia.
Os encaminhamentos para a Casa de Passagem são realizados pelo Centro Pop, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Fora desse horário e nos fins de semana, o SEAS assume os encaminhamentos, operando com um plantão especial durante a Operação Inverno, que inclui demandas espontâneas das 19h às 22h.
O SEAS, responsável pela busca ativa em diversas regiões da cidade para identificar e intervir em situações de risco pessoal e social, opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos fins de semana, das 9h às 18h.
A população pode colaborar informando a presença de pessoas em situação de rua pelos telefones do SEAS: (19) 99446-4389 e (19) 99446-5654, ou ainda pelo 153 da Guarda Civil Municipal.