20 de dezembro de 2025
BRASIL X EUA

São Paulo deve ser o principal estado afetado pela taxação

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
No primeiro trimestre de 2025, o Estado foi responsável por 31,2% dos produtos enviados ao mercado norte-americano

São Paulo lidera as exportações e importações do Brasil com os Estados Unidos. No primeiro trimestre de 2025, o Estado foi responsável por 31,2% dos produtos enviados ao mercado norte-americano, segundo o Monitor do Comércio Brasil-EUA, divulgado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham).

Saiba Mais:

Com a entrada em vigor da nova tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras aos EUA, anunciada pelo presidente Donald Trump, a expectativa é de que São Paulo enfrente os maiores efeitos econômicos entre as unidades da federação. A medida passa a valer em 1º de agosto.

Entre janeiro e março deste ano, São Paulo exportou US$ 3 bilhões aos Estados Unidos. Os principais produtos comercializados foram sucos de frutas, aeronaves e combustíveis.

No mesmo período, o Estado também foi responsável por 31,2% das importações brasileiras oriundas dos EUA, com um volume de US$ 3,2 bilhões. As compras se concentraram em máquinas de processamento de dados, medicamentos e equipamentos de medição.

Veja a distribuição das exportações brasileiras para os EUA no primeiro trimestre de 2025:

Apesar da relevância nos envios aos Estados Unidos, este não é o principal destino das exportações do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento da plataforma The World in Maps em parceria com a Maven Mapping, a China lidera como principal destino das exportações de 17 unidades federativas, incluindo esses três Estados.

Por outro lado, os Estados que têm os EUA como maior parceiro de exportação são São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraíba e Alagoas.