Uma mulher em intenso sofrimento psicológico provocou apreensão na manhã desta segunda-feira (7) ao despir-se e permanecer no meio da rua, próximo à UPA do bairro Vila Cristina, em Piracicaba.
VEJA MAIS:
Alheia aos olhares curiosos de populares ela abordava motoristas, pedestres, gritava e gesticulava no meio da rua, interrompendo o trânsito e causando preocupação entre os que passavam de carros, motos e caminhões. Com o risco de atropelamento, os veículos reduziam a velocidade e quase paravam na pista de rolamento.
A cena, presenciada por dezenas de pessoas, evidenciou o despreparo de todos para enfrentar crises de saúde mental nas ruas.
O que é um surto emocional e como agir diante dele
Um surto emocional — também chamado de crise emocional ou surto psicótico — é uma reação intensa e temporária a um estresse extremo ou sofrimento psicológico, em que a pessoa perde momentaneamente a noção adequada da realidade.
Durante a crise, podem surgir comportamentos agressivos, agitação, retraimento, dificuldades para se comunicar, além de pensamentos confusos, delírios e alucinações visuais ou auditivas. Emoções como medo, raiva, desespero ou apatia também são comuns, acompanhadas de sintomas físicos como taquicardia, tremores, sudorese e falta de ar.
Entre as causas estão situações traumáticas, perdas, conflitos, transtornos mentais (como esquizofrenia, transtorno bipolar ou TEPT), condições médicas e o uso de álcool ou drogas.
Diante de um surto, especialistas recomendam manter a calma, remover objetos perigosos, evitar confrontos e buscar ajuda médica o quanto antes. Garantir um ambiente seguro e acolhedor é essencial.
Embora seja temporário, o surto requer cuidados profissionais e apoio da família para a recuperação. Somente um diagnóstico e tratamento adequados podem garantir a melhora da pessoa.