27 de dezembro de 2025
ORQUESTRA BARROCA

É neste sábado e grátis: concerto traz obra de Giovanni Pergolesi

Por Da Redação |
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Reprodução
Giovanni Battista Draghi, de alcunha Pergolesi, foi um compositor, organista e violinista italiano

É neste sábado (26)! A Igreja dos Frades de Piracicaba recebe o concerto especial de Páscoa da OBP (Orquestra Barroca de Piracicaba), a partir das 20h30. A apresentação está marcada para começar depois da missa. O programa do concerto dos jovens músicos será formado por uma obra composta no ano de 1736, no Século 18: a Stabat Mater, de G.B. Pergolesi.

Giovanni Battista Draghi, de alcunha Pergolesi ou, na época, Pergolese (Jesi, 4 de janeiro de 1710 – Pozzuoli, 16 de março de 1736) foi um compositor, organista e violinista italiano de óperas e música sacra do período barroco.

O músico foi o terceiro filho de uma família originária de Pergola que há muito se mudava para Jesi, duas pequenas cidades então pertencentes aos Estados Papais, que atualmente se situam respectivamente na província de Pésaro e Urbino e na de Ancona.

Depois de ter estudado violino com Francesco Mondini, foi convidado, aos 16 anos, para o Conservatório dos Pobres de Jesus Cristo, em Nápoles. Durante os cinco anos que frequentou esta academia as suas propinas foram pagas por um aristocrata de Jesi.

Stabat Mater foi a última composição de Pergolesi, finalizada quando ele já sofria com a tuberculose, doença que o matou. Ela está baseada na famosa oração e hino medievais que lamentam os sofrimentos de Maria, mãe de Jesus, ao ver o filho sacrificado na cruz. A expressão Stabat Mater corresponde às primeiras palavras da oração, Stabat Mater dolorosa (“Estava a mãe com dores”).

A imagem de Pergolesi cristalizou-se ao longo dos séculos com base em poucas obras. É considerado por muitos especialistas como o “pai” da ópera cómica. Só recentemente é que foi recuperada toda a extensão da sua obra, através de um exaustivo trabalho de investigação, realizado a nível internacional.

A Stabat Mater é uma das mais emblemáticas obras do repertório sacro do período barroco. Esta peça, que foi criada para uma combinação de soprano e contralto com orquestra de cordas e baixo contínuo, destina-se a evocar a dor e o sofrimento de Maria, mãe de Jesus, enquanto ela presencia a crucificação de seu filho. A obra é um exemplo notável da profundidade emocional e da expressividade que a música barroca consegue alcançar, com Pergolesi conseguindo combinar as técnicas musicais do período com um poder quase teatral na representação da dor humana.

A peça é dividida em 12 movimentos, nos quais a interação entre os dois vocais é intensamente emocional, especialmente no contraste entre os solos e os duetos, que tornam a experiência musical mais íntima e reflexiva. A melodia expressiva e a harmonização das vozes criam uma atmosfera de lamento, enquanto a orquestra, relativamente reduzida, contribui para a intensidade da obra sem sobrecarregar as partes vocais.

O Stabat Mater reflete uma profunda conexão com as tradições religiosas da época, mas também revela as características mais pessoais da composição de Pergolesi. A peça se destaca por sua beleza melódica e pela forma como transmite a dor maternal de forma universal, atingindo o ouvinte no plano emocional e espiritual. O uso da dissonância, por exemplo, cria um senso de tensão que, ao longo dos movimentos, é constantemente resolvido, representando o sofrimento de Maria, mas também a esperança de um eventual alívio.

Outro ponto importante é que a Stabat Mater de Pergolesi, com sua natureza expressiva e refinada, tornou-se um modelo de obra sacra que influenciou compositores posteriores, sendo uma das primeiras a ser amplamente apreciada tanto em contextos litúrgicos quanto em apresentações de concerto. Assim, a obra continua sendo uma das mais amadas e representativas do repertório barroco, destacando-se pela sua combinação de sensibilidade musical e profundidade emocional.

Em suma, a Stabat Mater de Pergolesi não é apenas uma obra religiosa, mas também uma representação profunda da experiência humana de dor, perda e fé, composta com uma habilidade técnica e expressiva que ainda ressoa no público moderno.


EVENTO DESTE SÁBADO

Segundo o fundador e diretor da Orquestra Barroca de Piracicaba, Victor Travaglini, a obra está intimamente ligada ao significado da Páscoa e à Paixão de Cristo.“É uma obra muito expositiva sobre o tema da Páscoa e a paixão de Jesus Cristo mostrando como foi a dor de sua Mãe ao ver seu filho crucificado. Uma obra emocionante e envolvente com temas introspectivos e apoteótico”, disse. Fundada em 2024, a Orquestra Barroca de Piracicaba é um grupo formado por músicos que desejam explorar novos horizontes na música erudita.

Segundo Travaglini, a OBP é “formada totalmente por voluntários amantes da música de época”, disse. “A orquestra tem como objetivo ser um laboratório de estudo para esses músicos darem os primeiros passos para compreender a performance histórica e conhecer como era o pensamento interpretativo e a estética que os compositores tinham de suas obras”, completou.

Ainda segundo o diretor da OBP,o grupo está aberto a novos músicos, porém é necessário que haja experiência no instrumento. “A OBP é para músicos que se identificam com o gênero e tenham a vontade de ter o primeiro contato com performance histórica”, afirmou.

“Por se tratar de um grupo que visa trabalhar apenas a parte relacionada à performance e interpretação das peças, o músico necessita ter uma experiência maior individual no seu instrumento, onde lá ele desenvolverá novas técnicas e percepções visando desenvolver sua performance para a prática em conjunto da música de época”, disse.

SERVIÇO
A Orquestra Barroca de Piracicaba apresenta o concerto especial de Páscoa neste sábado (26), na Igreja dos Frades, que fica na rua São Francisco de Assis, no Centro. O concerto acontece a partir das 20h30, após a missa, com entrada gratuita.