17 de dezembro de 2025
SAÚDE

Fique atento aos sintomas da pressão alta

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 1 min
Freepik
Em muitos casos, a pressão alta pode ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas evidentes.

A pressão arterial é uma medida essencial para a saúde do coração, mas muitas pessoas não a consideram até que haja um problema. A menos que você esteja monitorando sua pressão ou tenha sido diagnosticado com hipertensão, talvez nem saiba exatamente como ela funciona.

Veja mais:

Ela se refere à força com que o sangue circula pelas artérias a cada batimento do coração. Ela tende a variar ao longo do dia, influenciada por atividades físicas e outros fatores. No entanto, quando os valores se mantêm elevados de forma constante, isso indica hipertensão, ou pressão alta, que ocorre quando a medição ultrapassa os 120/80 mmHg — considerados os níveis normais.

Em muitos casos, a pressão alta pode ser assintomática, ou seja, não apresenta sintomas evidentes. Entretanto, há pessoas que experimentam sinais que indicam que a pressão arterial está muito alta. Fique atento a esses possíveis sintomas:

Sinais de pressão arterial elevada
Embora alterações moderadas na pressão arterial não provoquem sintomas, elevações abruptas — com valores a partir de 180/120 mmHg — podem resultar em sintomas graves. Nesse caso, a pressão alta é chamada de crise hipertensiva, uma condição de risco imediato que exige atenção médica urgente.

Entre os sintomas que podem ocorrer em uma crise hipertensiva estão: dor no peito, dificuldades respiratórias, tontura, visão turva ou alterações na visão, zumbido nos ouvidos, fortes dores de cabeça, confusão, náuseas, vômito, sangramento nasal e aumento da ansiedade. Além disso, o ritmo cardíaco anormal e a pressão elevada podem afetar órgãos vitais, conhecidos como órgãos-alvo, podendo causar danos sérios.