22 de novembro de 2024
COPA SP

Time sub-20 do XV tem reforço de seis atletas dos profissionais 

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Mariana Kasten/XV de Piracicaba
O atacante Antony é um dos que voltaram para reforçar o sub-20 

Com o futebol profissional ainda parado no XV de Piracicaba, o foco do trabalho está na equipe sub-20, que se prepara para a Copa SP de Futebol Júnior. O tradicional torneio, que abre o calendário do futebol no país, em janeiro, é tratado como prioridade no clube.

Por isso, na última semana, seis jogadores promovidos recentemente ao profissional - mas que ainda têm idade para a Copinha -, além de outros membros da comissão técnica do time principal, foram reforçar o sub-20.

Os jogadores Cadu (goleiro), Luis Gustavo (zagueiro), Gabriel Augusto (lateral-esquerdo), Haruna (atacante), Antony (atacante) e Eric (centroavante) foram reintegrados ao sub-20 nessa semana. Desse grupo, apenas Haruna é nascido em 2005 - o restante é de 2004.

VEJA TAMBÉM

Seleção de karatê volta a Piracicaba antes de Mundial

Eleição para Conselho do XV tem 26 nomes para 35 cadeiras

Trindade diz que será um dos melhores presidentes da história do XV

Além dos atletas, Marcos Vinícius, auxiliar-técnico de Leandro Samarone; Leonardo Tabai, preparador físico; e Felipe Romero, analista de desempenho; também estão na base neste momento. “Eles estão nos ajudando até que o profissional volte”, explicou José Carlos da Silva Querino, o Carlão, supervisor das categorias de base do XV.

O planejamento da equipe até janeiro inclui o Paulista Cup, torneio no qual os meninos já estão disputando, e alguns jogos-treino. E, a partir de 15 de dezembro, o elenco irá representar Piracicaba nos Jogos Abertos do Interior, que serão disputados em São José do Rio Preto.

Na visão de Carlão, esses compromissos são muito importantes porque mantêm a equipe em ritmo de jogo e auxilia o trabalho do técnico Leandro Silva. O Paulista Cup, por exemplo, reúne várias equipes que também estarão na Copa SP. “Quanto mais longe chegarmos melhor, porque os meninos ficarão com a minutagem alta”, contou o supervisor.

HISTÓRICO
Disputada desde 1969, a Copa SP acontece sempre no início do ano, com a final em 25 de janeiro (dia do aniversário da cidade de São Paulo). Até 1970, o evento só recebia clubes do Estado de São Paulo, mas, a partir de 1971, a competição passou a receber clubes do Brasil e do exterior.

A Copinha é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques. Entre os jogadores revelados na história da Copa SP estão Cafu, Kaká, Lucas Moura, Casemiro, Neymar, Falcão, Raí e Dida.