Um ranking publicado neste mês pela Universidade Nacional de Taiwan apresenta a USP como a 68ª colocada na listagem mundial, sendo a primeira entre as instituições ibero-americanas e a única brasileira entre as 100 melhores. Das áreas de conhecimento, a Agricultura, oferecida na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) é a mais bem colocada: 9º lugar no mundo.
No geral, entre as 10 primeiras, quatro estão nos Estados Unidos, inclusive a primeira colocada, Harvard, e a segunda, Stanford. Três são britânicas, duas chinesas e uma canadense.
Além de Agricultura em 9ª lugar, nas áreas de conhecimento, a USP tem vários destaques. Ficou entre as 100 melhores também em Ciências da Vida (42º), Medicina (83º) e Ciências Naturais (86º). Na área de Ciências Sociais, a universidade atingiu a 134º posição e, em Engenharia, a 380º, de um total de 1.561 universidades de todo o mundo.
As instituições foram avaliadas com base em oito indicadores, organizados em três critérios: Produtividade em pesquisa, Impacto em pesquisa e Excelência em pesquisa. Entre os indicadores de performance avaliados estão número de artigos e de citações, excelência em pesquisa e número de artigos altamente citados.
A coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Fátima Nunes, explica as particularidades deste índice: “O ranking avalia o desempenho das universidades exclusivamente com base em indicadores bibliométricos, extraídos da produção científica indexada a uma base de dados específica. Em geral, essas bases não contemplam igualmente a totalidade da produção acadêmica, privilegiando algumas áreas notadamente das ciências exatas e biológicas, o que pode afetar especialmente o desempenho de instituições abrangentes, como é o caso da USP”.
Além da USP, outras instituições de ensino superior brasileiras aparecem na lista, sendo três entre as 500 melhores do mundo: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 402º; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 421º; e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 491º.