30 de agosto de 2024
SOBREPESO EM GATOS

Saiba como proteger seu gato do sobrepeso e seus riscos

Por Ana Laura França | ana.laura@jpjornal.com.br |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Canva

O sobrepeso em gatos é uma condição crescente no Brasil, afetando cerca de 20% dos felinos, conforme dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). O excesso de peso em gatos pode ser causado por fatores genéticos, comportamentais e ambientais. A alimentação inadequada, muitas vezes caracterizada pelo oferecimento de alimentos em excesso ou de baixa qualidade nutricional, e a falta de atividade física são as principais causas. Muitos gatos permanecem em ambientes internos com pouco estímulo para o exercício, o que contribui para o ganho de peso.

Os problemas de saúde associados ao sobrepeso são diversos e incluem diabetes mellitus, doenças cardíacas, problemas nas articulações e dificuldades respiratórias. A médica veterinária Paty Bastos reforça o perigo: “A obesidade é uma coisa que tem muito risco para o gato, como por exemplo, doenças cardiovasculares, doenças endócrinas, doenças osteoarticulares... Um gato obeso tem quatro vezes mais chances de ser diabético, por exemplo.”

Além disso, a obesidade pode reduzir a expectativa de vida dos gatos em uma média de 1,8 anos em comparação aos felinos com peso saudável. Para prevenir o sobrepeso, é importante oferecer uma alimentação balanceada, ajustar a quantidade de ração conforme o peso do gato e promover atividades físicas regulares. Brincadeiras e brinquedos que estimulem o exercício são recomendados. “Comida livre, comida seca, excesso de petiscos, poucas brincadeiras, tudo isso vai levar um gato a ter a tendência a ter excesso de peso.”, reforça Paty.

Caso um gato já esteja com sobrepeso, o tratamento deve ser supervisionado por um veterinário e incluir uma abordagem gradual. A dieta deve ser ajustada para reduzir a ingestão calórica, e o aumento da atividade física deve ser incentivado. Dietas específicas para controle de peso podem ser necessárias, e o progresso deve ser monitorado regularmente. Com cuidados adequados, é possível melhorar a saúde e a qualidade de vida dos gatos e evitar os problemas associados ao excesso de peso.