15 de dezembro de 2025
AÇÕES ESPECIAIS

Baep de Piracicaba forma mais três pilotos de drone

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
10º Baep possui núcleo de drones ativos que atende toda a área do CPI 9, que compreende 52 cidades

O 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), sediado em Piracicaba, aprovou mais três operadores no Curso de Especialização Profissional – Operador de drone, oferecido pelo Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atualmente, o 10º Baep conta com 12 operadores.

De acordo com a corporação, o curso, realizado entre 20 de maio e 18 de junho, compreendeu ampla gama de disciplinas, desde teoria de voo e segurança até regulamentos e prática de voo. Foram 231 horas de curso.

Além das normas aeronáuticas que regulamentam a operação, foram abordados temas como conhecimentos técnicos, teoria do voo, meteorologia, regulamento de tráfego aéreo, softwares, navegação aérea, além de instrução prática de voo, instrução com pilotos e militares do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

O 10º BAEP informou que possui um núcleo de drones ativo em toda a região abrangida pelo CPI 9 (Comando de Policiamento do Interior), que compreende 52 cidades.

ATENDIMENTO

Um dos casos atendidos pelo núcleo de drones foi a tentativa de roubo a carro-forte em Araras no dia 13 de dezembro de 2023, “ocasião em que o núcleo de drones forneceu dados em tempo real para criação da imagem operacional comum e ampliação da consciência situacional dos tomadores de decisão, propiciando que três reféns fossem liberados, dois bandidos presos, um bandido morto e várias armas apreendidas”, diz a nota.

Para o Tenente Coronel PM Henrique, comandante do 10º Baep, a ferramenta é utilizada em casos complexos e o uso de tecnologia minimiza o consumo de recursos logísticos e humanos nas ações de inteligência policial, monitoramento e apoio em operações.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...