Não se sabe ao certo quando essa tradição se iniciou, mas é uma das mais famosas de Piracicaba: o Bolo de Santo Antônio, servido pela Catedral de Santo Antônio, localizada na praça José Bonifácio, é servido todo dia 13 de junho, data que se celebra o padroeiro da cidade e da Diocese, e, também, feriado regional no município.
De acordo com o padre Henrique Dionisio Assi, pároco da Catedral de Piracicaba, para as pessoas que compram, o bolo significa um sinal da benção de Deus que pode ser partilhada com a família e pessoas queridas.
Há também quem o consuma em busca da benção pelo matrimônio, visto que Santo Antônio é tido como Santo casamenteiro: “Conta-se que tem um milagre atribuído a Santo Antônio de uma jovem que queria se casar, mas não tinha o dinheiro para pagar o valor do dote necessário para o seu casamento. Na ocasião, ela rezou e pediu para Santo Antônio diante de uma imagem e depois as coisas foram desencadeando e por providencia e ação de Deus ela conseguiu.”, afirma o Padre. Porém, ele reforça que esse não é o intuito principal.
Para a Catedral, a venda também significa a manifestação dos princípios do Santo: “O valor arrecadado é destinado a diversas ações da igreja, como manutenção da estrutura física e o cuidado com as nossas ações evangelizadoras e, principalmente, honrando a história de Santo Antônio do cuidado com os pobres, e esse meio permite destinar fundos para diversas ações da nossa igreja.”, diz o Padre Henrique.
Esse ano, serão vendidos de 2.300 a 2.500 pedaços de bolo, sendo que cada pedaço pesa, em média, 700 gramas. Sendo assim, o bolo este ano terá cerca de 1,7 toneladas, sendo feito com cerca de 470 placas de pão de ló, 500 quilos de recheio de goiabada, 120 quilos de chantili e 60 quilos de coco.
Segundo a programação da Diocese, nesta quinta-feira serão celebradas, ao todo, cinco missas solenes na Catedral. As celebrações acontecem às 6h, às 8h, às 10h às 12h e às 16h. Em todas as missas haverá bênção e distribuição dos tradicionais pães de Santo Antônio. Após a missa das 16 horas, será realizada a procissão do padroeiro. Antes disso, às 14 horas terá início a exposição do Santíssimo Sacramento e, às 15 horas, a celebração da Hora Santa
As comemorações do Dia de Santo Antônio na Catedral de Piracicaba continuam. A tradicional quermesse da Catedral, que teve início no último final de semana segue nos dias 13, 13, 15, 21, 22 e 23 de junho. Em todos os dias a festa terá shows e barracas com comidas tradicionais da época, como cuscuz, pastel, batata frita, lanche de pernil, doces juninos e outras opções típicas das festas juninas. Também haverá a venda de bebidas diversas.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.
...