22 de julho de 2024
UNIVERSIDADE

Governo Federal pode desapropriar campus Taquaral

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
Professores Dorgival Henrique e Valdemar Sguissardi e a deputada Bebel

Uma comitiva de Piracicaba, formada pela deputada estadual Professora Bebel (PT) e pelos professores Valdemar Sguissardi e Dorgival Henrique, esteve no Ministério da Educação, na terça-feira (28), quando propôs que o governo federal decrete como utilidade pública o Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado pela Igreja Metodista no ano passado, e instale no local uma universidade federal. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (03), à tarde.

Na audiência no Ministério da Educação, a comitiva piracicabana destacou que, atualmente, a Rede Metodista deve ao governo federal cerca de R$ 500 milhões e que após o Campus Taquaral ser decretado de utilidade pública, o governo teria cinco anos para fazer o acerto das contas, uma vez que está orçado em cerca de R$ 150 milhões. “Isso evitaria que o Campus Taquaral viesse a ser vendido”, destacaram Bebel e o professor Waldemar.

De acordo com a deputada Professora Bebel, a sugestão de que o governo federal decrete de utilidade pública o Campus Taquaral e, assim, tenha pelo menos cinco anos para instalar a universidade federal na cidade, é um dos caminhos para que isso se concretize. A professora Bebel, porém, afirmou que deve participar de audiência com o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), para tratar do assunto.

No Ministério, foi ressaltada a estrutura do Campus e a preocupação  com sua deterioração, uma vez que se encontra sem atividade. Além disso, ressaltaram os benefícios que o projeto trará para a cidade e para a região, assim como a possibilidade do espaço ser adquirido por grupos que não tenham como finalidade a área educacional pública. “São cerca de 50 mil alunos que concluem o ensino médio na Região Metropolitana de Piracicaba que hoje não contam com uma universidade federal para cursar o ensino superior”, destaca Bebel.

Diante do pedido oficializado, a secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, se comprometeu a levar a demanda adiante e solicitar estudo de viabilidade para o projeto com os técnicos da pasta. Para o professor Waldemar Sguissardi, o pedido de instalação de uma universidade federal na cidade faz sentido, uma vez que o governo federal tem apenas três universidades no Estado de São Paulo, o mais rico da Federação, enquanto que Minas Gerais tem 11 e o Rio Grande do Sul cinco. “Portanto, nada mais justo do que ser instalada mais uma universidade federal no Estado de São Paulo, que pode ser uma extensão da UFSCAR, UNIFESP ou da Universidade Federal do ABC”, completou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.