O elenco do XV de Piracicaba iniciou nesta segunda-feira (13) a segunda semana de intertemporada, em preparação para a disputa da Copa Paulista 2024, que começará, a princípio, em 16 de junho. Os trabalhos são dirigidos pela comissão técnica encabeçada por Leandro Samarone, que foi alçado da equipe sub-20 do clube, juntamente com outro nome também muito atrelado ao Alvinegro Piracicabano: o preparador de goleiros Osvaltir Constantino Júnior, o Juninho.
O profissional de 46 anos lembra que sua ligação com o Nhô Quim nasceu ainda nas arquibancadas, como torcedor, foi para dentro das quatro linhas, enquanto jogador da base, e seguiu para a função que exerce atualmente. Juninho atuou como preparador de goleiros das categorias sub-15, sub-17 e sub-20, além do principal. “O XV faz parte da minha história. Quando eu ainda nem sabia o que era futebol, já via meu pai com meu avô indo assistir aos jogos no Barão”, disse o piracicabano.
“São 20 anos de clube e a participação em centenas de partidas oficiais. O XV está no meu DNA”, continuou Juninho, que comentou, ainda, sobre como se desenvolveu em sua trajetória no esporte. “O futebol está em constante modificação, com a evolução nas partes física, tática e técnica, e eu venho me preparando muito, no campo e fora dele, visando acompanhar essa evolução. Me dediquei ao longo de todos esses anos e fiquei muito feliz e honrado com esse convite”, externou.
“Estou em um time gigante, e continuarei trabalhando com muito empenho, estudo e dedicação, na busca da excelência dos goleiros dentro de campo”, falou o preparador, que analisa o trabalho implementado desde a reapresentação do plantel. “A primeira semana foi mais voltada à parte física e à adaptação dos atletas ao quesito técnico. Nesta segunda, iniciamos com uma atividade mais forte em campo, mas ainda com o foco principal nas questões físicas e técnicas”, indicou.
“Na próxima semana, entraremos com a realidade de jogo, em treinos técnicos, com a incorporação dos goleiros nos treinamentos coletivos”, prosseguiu Juninho, que elogiou o treinador do Alvinegro Piracicabano. “Todos os trabalhos da comissão técnica dirigida pelo Samarone são voltados ao modelo de jogo. Isso, associado ao comando tático, facilita muito para o jogador assimilar e desenvolver na partida”, enalteceu Juninho, que está confiante no bom desempenho quinzista.
No atual elenco do XV para a Copa Paulista, muitos rostos são conhecidos, tanto de Juninho quanto de Samarone, pois estavam juntos com eles no Sub-20. “Lógico que não é um trabalho da noite para o dia, principalmente se tratando de atletas mais jovens, mas com muito trabalho e contando com o apoio da nossa fantástica torcida, no tempo exato, os resultados virão”, concluiu o profissional. O Nhô Quim está no grupo 3 do torneio, com Rio Claro, São-Carlense, Taquaritinga e União São João.
JOGO-TREINO
Como parte da preparação para a Copa Paulista 2024, o Alvinegro Piracicabano realizará alguns jogos-treino, sendo que o primeiro a ser confirmado foi diante do Capivariano. A atividade foi agendada para o próximo dia 1 (sábado), às 9h30, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra. A estreia quinzista no campeonato acontecerá apenas na segunda rodada, no fim de semana do dia 23 de junho, com o Rio Claro, em Piracicaba. Até lá, outras partidas preparatórias serão definidas.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.