Um portal afiliado à rede
21 de maio de 2024

TRÂNSITO

Para reduzir multas, Câmara aprova lei para instalar temporizador em semáforos com radar

Multas por avanço de sinal ocupam segunda colocação em infrações, em Piracicaba; vereadores citaram redução de multas em cidades que adotaram equipamento

Por Roberto Gardinalli
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

19/04/2024 - Tempo de leitura: 2 min

Guilherme Leite/Câmara de Piracicaba

A Câmara de Piracicaba aprovou em segunda discussão o projeto de lei que obriga a instalação de temporizadores em semáforos dos principais cruzamentos da cidade que possuem radares de controle de velocidade. O projeto foi discutido e votado na sessão da última quinta-feira (18), e foi aprovado com 13 votos favoráveis e um contrário.

Saiba mais sobre Piracicaba

O projeto, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), prevê que os semáforos sejam equipados com temporizadores visíveis aos motoristas, que informem o tempo restante para a mudança de sinal, indicando quando o semáforo passará de verde para amarelo e de amarelo para vermelho. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Luciano Almeida (PP).

De acordo com um levantamento da Semuttran feito a pedido do JP, no primeiro trimestre de 2024, o avanço de sinal vermelho foi a segunda infração mais cometida por motoristas em Piracicaba: foram 9.309 multas aplicadas. O avanço de sinal vermelho perde apenas para as multas de excesso de velocidade, com 11.685 infrações.

Líder do governo na Câmara, o vereador Josef Borges (PP) argumentou contrário ao projeto, e citou uma recomendação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que trata da falta de regulamentação do dispositivo. “Quando o motorista vê faltando apenas alguns segundos, acelera e aumenta a chance de causar sinistros graves com pedestres e outros modais”, avaliou. “Há a expectativa de que o Contran publique uma regulamentação não permitindo mais a implementação de temporizador. Então existe a possibilidade de esta Casa onerar os cofres públicos e o Contran baixar uma resolução não permitindo mais esse dispositivo”, afirmou

Já o vereador Gustavo Pompeo (Avante), ao justificar voto, lembrou que sempre combateu a multa ilegal e que votou a favor do projeto. “Mas entendo como prejudicial a imprudência de algumas pessoas. Nunca vou legitimar a imprudência no trânsito, que pode vitimar uma vida”, afirmou.

O vereador Pedro Kawai (PSD) leu notícias de outras cidades que também implementaram o dispositivo e citou uma em que o índice de multas por avanço de sinal caiu pela metade após o temporizador. “Se todo mundo está fazendo, é sinal que é válido. E está tramitando no Senado o projeto que torna a obrigatoriedade do temporizador em semáforos nos principais cruzamentos no País inteiro”, disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.