Em entrevista na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que os traficantes também são “vítimas dos usuários” de drogas. A declaração foi dada ao comentar as ações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o tráfico internacional na Venezuela.
Leia mais: Trump diz que EUA mataram 6 narcoterroristas perto da Venezuela
“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula, ressaltando que o combate às drogas deveria começar pelo consumo. “Tem gente que vende porque tem gente que compra, e tem gente que compra porque tem gente que vende. É preciso ter mais cuidado nesse enfrentamento.”
O petista também criticou as recentes declarações de Trump, que prometeu “matar as pessoas que trazem drogas” para o território americano. “Você não fala que vai matar as pessoas. Tem que prender, julgar e punir conforme a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, afirmou.
Nos últimos meses, o governo norte-americano tem ampliado operações militares no Caribe sob o argumento de combater cartéis da região.