A tragédia das tragédias.
A avó da pequena Manuella Franco Marques, a Manu, bebê de 1 ano e 3 meses que morreu após passar mal na creche municipal, em Jacareí, disse que a família está totalmente arrasada com a perda da criança, que era a alegria da casa.
“A gente está tentando se levantar”, disse a avó.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Manu foi sepultada no último dia 29, um dia após a morte, logo depois que passou mal numa creche municipal do bairro Parque dos Príncipes. O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar). Duas professoras e a diretora da creche são investigadas.
Manu era a primeira filha de um jovem casal de 22 e 24 anos, e também a primeira neta. A suspeita é que a criança tenha sofrido um engasgo após se alimentar, enquanto estava sob cuidados de servidores da creche.
De acordo com o boletim de ocorrência, Manu foi alimentada com papinha e depois colocada para descansar em um colchonete, junto a outras crianças. Cerca de 30 minutos depois, ela começou a vomitar, apresentou sinais de fraqueza e teve a pele arroxeada. Mesmo com os primeiros socorros e o atendimento do Samu, ela não resistiu.
“O que aconteceu foi o que relataram, fizeram os primeiros socorros na menina na escola. Não tem câmera para a gente saber o horário que foi feito. A mãe recebeu a ligação e quando chegou lá a menina estava desfalecida”, contou a avó.
“Temos que buscar respostas e o motivo [da morte], se foi falta de preparo ou qualquer outra coisa. Todo mundo tentou fazer o que podia. É preciso descobrir o que aconteceu e pedir para as autoridades que não deixem acontecer de novo”, disse a avó da criança.
“Minha neta pagou com a vida dela e não se pode deixar isso acontecer mais. Tem que tomar providências e ter que ter pessoas preparadas”, afirmou.
A Polícia Militar acompanhou o atendimento e conduziu os envolvidos ao plantão da Delegacia Seccional de Jacareí, onde a ocorrência foi formalizada.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso será analisado pelo Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil. A Secretaria de Educação também vai investigar o caso. A Prefeitura de Jacareí manifestou pesar pelo ocorrido, prestando solidariedade à família da vítima e apoio aos servidores da Educação.
A OVALE, a secretária de Educação de Jacareí, Danielli Villar, disse que foi uma “fatalidade muito triste para todos” a morte de Manu. Segundo ela, todos os esforços foram feitos para salvar a vida da menina.