15 de dezembro de 2025
CASO EM TAUBATÉ

Bar que Bolsonaro fez ato no Vale é autuado por furto de energia

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / EDP
Casa de espetinhos em Taubaté foi autuada por furto de energia

Uma casa de espetinhos de Taubaté foi autuada por furto de energia elétrica nesta quinta-feira (30). Trata-se do mesmo local que abrigou evento da campanha eleitoral da então candidata à prefeitura da cidade, Márcia do PL (PL), em 1º de outubro do ano passado, com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Instalado no Jardim das Nações, o bar foi o ponto final da carreata de Bolsonaro com Márcia em Taubaté. Também foi o espaço usado pelo ex-presidente para discursar diante de dezenas de militantes (veja foto abaixo).

Na ocasião, Bolsonaro chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “ladrão” e disse que a “direita vai voltar ao poder em 2026”.

O evento de campanha em Taubaté foi o segundo da agenda do ex-presidente no Vale, naquela terça-feira (1º). Antes, ele passou por São José dos Campos, em carreata com o então candidato Eduardo Cury (PL), e depois foi a Guaratinguetá, para apoiar Regis Yasumura (PL). Nenhuma das três candidaturas venceu as eleições.

Furto de energia.

Com apoio da EDP, a operação policial descobriu furto de energia na casa de espetinhos no bairro Jardim das Nações, em Taubaté. No local, os técnicos da distribuidora identificaram o desvio na energia.

A estimativa é de que o prejuízo causado pela fraude seja de mais de R$ 20 mil. O local foi periciado posteriormente pela Polícia Científica.

O responsável pelo estabelecimento deve responder pelo crime de furto de energia, previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Além do processo criminal, segundo a EDP, o proprietário irá arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

Esse é o terceiro flagrante de fraude seguido em Taubaté no mês de janeiro. No dia 9, uma fábrica do ramo alimentício foi alvo de operação policial contra a irregularidade. Já no dia 21, uma padaria teve a fraude descoberta pelos técnicos da distribuidora. As três ocorrências em Taubaté somam prejuízos de R$ 45 mil.

Outro lado.

A direção da casa de espetinhos foi procurada por meio dos canais de comunicação oficiais da empresa, mas ninguém foi localizado. O espaço segue aberto caso a empresa se manifeste.