Um caso de maus-tratos a um cachorro da raça pastor alemão capa preta ganhou destaque neste sábado, 28, após ser divulgado pelo portal GCN/Rede Sampi. A denúncia foi feita por moradores da Rua Arlindo José Ferreira, no bairro Santa Maria do Carmo, localizado na zona central de Franca.
A delegada Juliana Paiva informou que a denúncia foi registrada na sexta-feira, 27. Assim que tomou conhecimento do caso, ela solicitou que agentes fossem ao local, onde encontraram o animal acorrentado. Apesar de não apresentar sinais de ferimentos, falta de comida ou água, a situação foi considerada inadequada devido à permanência do animal acorrentado.
A tutora do cachorro foi notificada e recebeu um prazo até este domingo, 29, para retirar o animal do local. “O animal não estava machucado, nem sem comida ou água. Ele estava somente acorrentado, o que foi a única questão problemática da situação”, explicou a delegada.
A Polícia Civil de Franca, que possui um grupo especializado na proteção de animais, realizou as medidas cabíveis para assegurar o bem-estar do cachorro. Este grupo atua na investigação de casos de maus-tratos e abandono animal, contribuindo para a aplicação da Lei 14.064/2020, que define maus-tratos a animais como crime. A pena varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda do animal.