08 de janeiro de 2025
ELEIÇÕES

‘Sem Marcia’, PL deve apoiar Ortiz no segundo turno em Taubaté

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Caique Toledo/OVALE
Marcia do PL e Ortiz Junior durante sabatina no primeiro turno

Apoio
Apuração feita pela coluna aponta que o PL anunciará, nos próximos dias, apoio a Ortiz Junior (Republicanos) no segundo turno da eleição para a Prefeitura de Taubaté, que é disputado contra Sérgio Victor (Novo).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Ausência
Esse apoio, no entanto, deve ser anunciado sem a presença de Marcia do PL, que é a presidente municipal do partido e foi a candidata da legenda no primeiro turno, no qual recebeu 21,56% dos votos válidos (um total de 34.277 votos).

Divisão
Marcia, que foi secretária municipal no governo Ortiz, fez diversas críticas ao ex-prefeito no primeiro turno. A coluna apurou que, no entorno dela, há o entendimento de que o apoio a Ortiz prejudicaria uma eventual candidatura de Marcia a deputada estadual em 2026. Portanto, ela não deve participar de nenhuma atividade no segundo turno.

Anúncio
Sem Marcia, o anúncio de apoio a Ortiz deve ser feito por outros nomes, como o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual André do Prado (PL), e os vereadores eleitos pelo PL em Taubaté.

Resistência
Do lado de Marcia, a preferência era para que o partido ficasse neutro no segundo turno. No entanto, como o PL (partido do ex-presidente Jair Bolsonaro) tem uma aliança com o Republicanos (partido do governador Tarcísio de Freitas), houve uma pressão dos diretórios estaduais pelo apoio a Ortiz.

Candidatos
Dos outros três candidatos derrotados no primeiro turno, Loreny (Solidariedade) defendeu "voto crítico" em Sérgio Victor no segundo turno, o prefeito José Saud (PP) anunciou que não apoiará nenhum dos dois postulantes e o PT, partido de Coronel Paulo Ribeiro, afirmou "rejeitar" Ortiz e Sérgio.