22 de dezembro de 2024
DADOS INFLADOS

Saud divulga informação inverídica sobre vagas criadas em creches

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 4 min
Luiz Martins/CMT
O prefeito José Saud (PP) busca a reeleição em Taubaté

O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), que busca a reeleição, divulgou informações inverídicas na campanha ao afirmar que criou mais de 12 mil vagas nas creches municipais e que a fila de espera da educação infantil foi zerada duas vezes no atual governo. "Criamos mais de 12 mil vagas em creche e vamos zerar pela terceira vez a fila", disse Saud, em material veiculado essa semana na propaganda eleitoral.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O erro mais flagrante é com relação ao número de vagas que Saud afirma ter criado nas creches desde 2021, quando assumiu a Prefeitura. Atualmente, segundo dados do edital da licitação realizada esse ano para definir a fornecedora da merenda escolar, a educação infantil tem 10.995 alunos - ou seja, o número total de crianças atendidas é menor do que o de número de vagas que o prefeito diz ter criado.

Até agora, a única creche inaugurada no governo Saud – a do Bardan, em junho de 2021, com capacidade para 150 crianças – começou a ser construída ainda em abril de 2018, na gestão do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos). Já a creche da Estiva, que começou a ser erguida em maio de 2023 e deveria ter ficado pronta em março desse ano, está atrasada e deve ficar pronta apenas em dezembro. A unidade da Estiva, que também é fruto de um convênio assinado na gestão Ortiz, deve ter capacidade para 150 crianças. Ou seja, mesmo somando uma creche iniciada no governo anterior e outra que nem ficou pronta, dariam 300 vagas.

No atual governo, foram criadas 65 vagas de creche na escola implantada no Jardim dos Estados, no espaço em que funcionava o antigo colégio particular Saad. Por supostas irregularidades na compra do antigo Saad, que custou R$ 21,9 milhões à Prefeitura no fim de 2021, Saud é réu por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público.

Além disso, em julho desse ano, após questionamento da reportagem, a Prefeitura afirmou que havia criado 247 novas vagas por meio da ampliação do número de salas de aula em cinco creches municipais e que esperava criar outras 900 até o fim do ano com obras em outras nove unidades - essas novas obras, no entanto, estão atrasadas.

Ou seja, considerando apenas as vagas criadas efetivamente nas creches pela atual gestão, o número seria de 312 - a soma inclui as 65 vagas no antigo Saad e as 247 obtidas com a ampliação do número de salas de aula em unidades de educação infantil.

Fila de espera.

A afirmação de que a fila de espera por uma vaga nas creches municipais chegou a ser zerada duas vezes no atual governo também é desmentida por dados oficiais que foram divulgados pela própria Prefeitura.

Mês a mês a Prefeitura divulga a relação de crianças que aguardam por uma vaga nas creches. Pelo dado mais atual, até o fim de agosto eram 715.

Na gestão atual, por causa da pandemia, a publicação da lista foi retomada em setembro de 2021. Desde então, apenas uma vez, em outubro de 2023, a lista apareceu com zero crianças. Mas, para isso, a Prefeitura retirou os nomes de 1.600 crianças que seriam contempladas por vagas apenas em janeiro de 2024. Em janeiro de 2024, quando essas 1.600 crianças foram contempladas com as vagas, a lista já tinha mais 317 nomes fora da escola. Ou seja, efetivamente, não houve nenhum mês em que não houvesse nenhuma criança fora das creches.

Crianças na fila de espera, mês a mês.

Outro lado.

A reportagem questionou a campanha de Saud de onde o prefeito tirou a informação de que mais de 12 mil vagas foram criadas em creches no atual governo. E também de onde tirou a informação de que a fila de espera do infantil foi zerada duas vezes. Não houve resposta.

A reportagem também questionou a Prefeitura sobre quantos alunos estavam matriculados nas creches municipais no início dos anos letivos de 2020 e 2021, e quantas vezes a fila do infantil foi zerada desde 2021. Também não houve resposta.