O prefeito de Taubaté, José Saud (PP), que busca a reeleição, divulgou informações inverídicas na campanha ao afirmar que criou mais de 12 mil vagas nas creches municipais e que a fila de espera da educação infantil foi zerada duas vezes no atual governo. "Criamos mais de 12 mil vagas em creche e vamos zerar pela terceira vez a fila", disse Saud, em material veiculado essa semana na propaganda eleitoral.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O erro mais flagrante é com relação ao número de vagas que Saud afirma ter criado nas creches desde 2021, quando assumiu a Prefeitura. Atualmente, segundo dados do edital da licitação realizada esse ano para definir a fornecedora da merenda escolar, a educação infantil tem 10.995 alunos - ou seja, o número total de crianças atendidas é menor do que o de número de vagas que o prefeito diz ter criado.
Até agora, a única creche inaugurada no governo Saud – a do Bardan, em junho de 2021, com capacidade para 150 crianças – começou a ser construída ainda em abril de 2018, na gestão do ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos). Já a creche da Estiva, que começou a ser erguida em maio de 2023 e deveria ter ficado pronta em março desse ano, está atrasada e deve ficar pronta apenas em dezembro. A unidade da Estiva, que também é fruto de um convênio assinado na gestão Ortiz, deve ter capacidade para 150 crianças. Ou seja, mesmo somando uma creche iniciada no governo anterior e outra que nem ficou pronta, dariam 300 vagas.
No atual governo, foram criadas 65 vagas de creche na escola implantada no Jardim dos Estados, no espaço em que funcionava o antigo colégio particular Saad. Por supostas irregularidades na compra do antigo Saad, que custou R$ 21,9 milhões à Prefeitura no fim de 2021, Saud é réu por improbidade administrativa em ação movida pelo Ministério Público.
Além disso, em julho desse ano, após questionamento da reportagem, a Prefeitura afirmou que havia criado 247 novas vagas por meio da ampliação do número de salas de aula em cinco creches municipais e que esperava criar outras 900 até o fim do ano com obras em outras nove unidades - essas novas obras, no entanto, estão atrasadas.
Ou seja, considerando apenas as vagas criadas efetivamente nas creches pela atual gestão, o número seria de 312 - a soma inclui as 65 vagas no antigo Saad e as 247 obtidas com a ampliação do número de salas de aula em unidades de educação infantil.
A afirmação de que a fila de espera por uma vaga nas creches municipais chegou a ser zerada duas vezes no atual governo também é desmentida por dados oficiais que foram divulgados pela própria Prefeitura.
Mês a mês a Prefeitura divulga a relação de crianças que aguardam por uma vaga nas creches. Pelo dado mais atual, até o fim de agosto eram 715.
Na gestão atual, por causa da pandemia, a publicação da lista foi retomada em setembro de 2021. Desde então, apenas uma vez, em outubro de 2023, a lista apareceu com zero crianças. Mas, para isso, a Prefeitura retirou os nomes de 1.600 crianças que seriam contempladas por vagas apenas em janeiro de 2024. Em janeiro de 2024, quando essas 1.600 crianças foram contempladas com as vagas, a lista já tinha mais 317 nomes fora da escola. Ou seja, efetivamente, não houve nenhum mês em que não houvesse nenhuma criança fora das creches.
A reportagem questionou a campanha de Saud de onde o prefeito tirou a informação de que mais de 12 mil vagas foram criadas em creches no atual governo. E também de onde tirou a informação de que a fila de espera do infantil foi zerada duas vezes. Não houve resposta.
A reportagem também questionou a Prefeitura sobre quantos alunos estavam matriculados nas creches municipais no início dos anos letivos de 2020 e 2021, e quantas vezes a fila do infantil foi zerada desde 2021. Também não houve resposta.