22 de dezembro de 2025
CIENTISTA

Carlos Nobre é o 1º brasileiro a se tornar 'guardião planetário'

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Carlos Nobres

Referência mundial em estudos sobre mudanças climáticas, o cientista brasileiro Carlos Nobre, ex-diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos, foi anunciado como novo integrante do grupo Planetary Guardians, que reúne pesquisadores e ativistas em prol de estudos e análises sobre ação climática e proteção de comunidades vulneráveis.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O anúncio foi feito em 24 de maio em evento realizado na cidade de São Paulo, com a participação do criador do grupo, o bilionário britânico Richard Branson.

Internacionalmente reconhecido pelo seu trabalho acadêmico sobre clima e aquecimento global, Nobre desenvolveu praticamente toda a sua carreira no Inpe, onde aposentou-se em 2012 como pesquisador titular nível 3. Desde então, atua como cientista sênior no Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo).

O climatologista é o primeiro brasileiro a fazer parte do grupo Planetary Guardians e está engajado em desenvolver um novo modelo econômico para manter a Floresta Amazônica em pé, aliando o uso de tecnologias de última geração com o conhecimento tradicional dos povos da região, com o Projeto Amazônia 4.0.

Nobre fez parte da equipe internacional de cientistas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore, os pesquisadores do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas) foram premiados pelo papel de alertar sobre os riscos do aquecimento global e lutar pela preservação ambiental.

Leia mais:

Carlos Nobre quer construir um ‘ITA’ na Amazônia para manter floresta em pé