07 de janeiro de 2025
PRESIDENTE NO VALE

'Um país que tem Embraer, que tem São José dos Campos, tem que pensar grande', diz Lula

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Ricardo Stuckert/Presidência
Lula discursa durante cerimônia na Embraer, em São José

"Um país que tem uma Embraer, uma São José dos Campos, não pode pensar pequeno".

Durante visita a São José dos Campos, o presidente Lula (PT) citou a companhia, terceira maior fabricante de aviões do mundo, e o município como exemplos do "Brasil que pensa grande". Nesta sexta-feira (26), quando esteve no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e à Embraer, o presidente ainda citou como exemplo o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), criador do ITA e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

"A Embraer sempre foi motivo de orgulho para o Brasil. Esse país não vai dar certo se não tivermos coragem. Um país que tem uma Embraer, são José dos Campos não pode pensar pequeno. Esse momento do Brasil é histórico, não só porque virei capitão e comandante", afirmou Lula. OVALE acompanhou a visita presidencial nesta sexta.

No ITA, Lula visitou o Laboratório de Preparação e Integração e assiste uma apresentação do projeto do motor turbojato TR-5000, a turbina a jato 100% nacional. O presidente foi recebido pelo comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, além de outras autoridades. No mesmo evento, inaugurou o bloco 1 do alojamento estudantil H8, com capacidade para 80 estudantes. A estrutura faz parte do projeto de expansão do ITA.

Na segunda parte da visita de Lula a São José, o petista foi à Embraer. Durante a visita, Lula visitou o ITA e a Embraer, onde batizou uma aeronave que foi entregue para a Azul. Na cerimônia, a Azul anunciou o investimento de R$ 3 bilhões por 13 aviões E195-E2. Já a Embraer informou que fará um investimento de R$ 2 bilhões em suas unidades no Brasil, gerando 900 novos empregos.

Lula afirmou que "um país que tem uma Embraer, uma São José dos Campos, não pode pensar pequeno".

Leia mais: 'Brasil será grande quando trabalhador não precisar de Bolsa Família', diz Lula no Vale

Leia mais: Em S. José, Lula diz que 'Brasil tem que pensar grande' e cita exemplo de criador do ITA