Moradores de Taubaté, Pindamonhangaba, Tremembé e Caçapava reclamam que a água tratada e fornecida pela Sabesp tem gosto e cheiro "estranhos". Houve quem dissesse que teve diarréia depois de consumir a água.
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"Na minha casa e no serviço, foi preciso comprar água mineral, pois essa água, mesmo a que passa pelo filtro, está péssima para consumo e deixando a gente com diarréia. Sem falar que ontem (17) estava amarela e imprópria pra fazer qualquer coisa. Eu pago minha conta em dia e nem é baratinha, não é para ter água fedendo, com gosto ruim e muito menos colorida", relatou Elis Batista, de Taubaté.
"Para mim, essa água está altamente contaminada e imprópria para o simples uso cotidiano, lavar as mãos, banho, lavar louça e fazer comida. Bebê-la, então, nem pensar, mesmo com o filtro. Todos têm que reclamar para esclarecerem o real problema dessa água. O negócio deve ser grave" opinou Wilson Cobra também de Taubaté.
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"Veio uma conta de água cobrando mais de R$100, aí quando vou beber água, além de suja, com gosto de óleo puro, se não pagar, corta", reclamou outra consumidora de Taubaté, Cléo Aires.
"No Jardim dos Eucaliptos, a água está horrível, com gosto e cheiro de azeite", disse Aureliana Teixeira, moradora de Tremembé.
"A água da Sabesp nada mais é que esgoto tratado. Água com cheiro e gosto ruim é porque não foi tratada, estamos bebendo esgoto!", reclamou Juliana da Silva, de Pinda.
NOTA DA SABESP
Questionada, a Sabesp informou que a água fornecida em Taubaté, Tremembé e Caçapava está "dentro dos padrões de potabilidade e atende aos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde, não havendo riscos à saúde".
A companhia acrescentou que monitora as etapas do sistema de abastecimento e envia os dados ao Siságua, sistema do Ministério da Saúde.
A Sabesp disse ter acionado autoridades ambientais para avaliar as condições do Rio Paraíba do Sul, principal manancial que atende aos municípios do Vale do Paraíba, para reforçar a fiscalização de possível descarte irregular no rio.
Denúncia
Para registrar ocorrência, o cliente deve contactar um dos canais oficiais da Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel, para que uma equipe avalie a água no cavalete do imóvel. As solicitações são feitas pelos telefones 0800 055 0195; pelo WhatsApp oficial (11) 3388-8000, ou pela agenciavirtual.sabesp.com.br.