A recuperação de João Henrique Thomaz Ferreira, 23 anos, vem surpreendendo os médicos do Hospital Universitário Tallaght, em Dublin, capital da Irlanda, onde ele está internado desde o último sábado (28).
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Filho do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), e da primeira-dama, Sheila Thomaz Ferreira, João Henrique amputou parte da perna direita após ser atingido deliberadamente por um carro dirigido por um policial de Dublin. O caso é investigado pela corregedoria da polícia.
Desde então, ele passou por duas cirurgias e só não fez a terceira, para completar a amputação, porque seu estado de saúde era considerado grave e delicado.
Nos últimos dias, contudo, João Henrique vem demonstrando uma evolução rápida que surpreendeu até os médicos.
A boa notícia foi dada por Anderson e Sheila, em um vídeo postado nas redes sociais no começo da noite desta sexta-feira (3).
NOVA CIRURGIA
Segundo o casal, que está na Irlanda para acompanhar a recuperação do filho, se o estado de saúde de João Henrique continuar evoluindo, ele poderá passar pela terceira cirurgia no início da próxima semana, o que deve acelerar a sua recuperação e seu retorno a São José dos Campos.
“Conversamos com os médicos, o cirurgião vascular e as informações são surpreendentes do ponto de vista positivo, da reação do João. Hoje ele sentou numa cadeira e também ficou de pé num andador por alguns minutos”, disseram Anderson e Sheila.
“Ele sente dor nesse movimento, mas a fisioterapeuta achou esse movimento importante para a outra perna, a que ficou, não a que foi amputada. Ele conseguiu segurar o peso do próprio corpo cinco dias após a cirurgia da amputação”, contou a mãe.
Anderson falou que o filho está “bem lúcido, conversando e ficando sentado e em pé”. “São notícias muito positivas. Os médicos estão surpresos, de forma positiva, com o desenvolvimento tão rápido dele”.
TOXINAS
Segundo Anderson, toxinas liberadas pelo corpo em razão da amputação da perna e das lesões subsequentes chegaram ao pulmão e rim de João Henrique, mas a situação está controlada e sem risco ao joseense.
“Se ele continuar nessa evolução, mostrando essa vontade de se recuperar, de se alimentar, de fazer o organismo funcionar bem, provavelmente no início da semana ele consegue fazer a próxima cirurgia. É só ficar um pouco mais forte que ele consegue passar pela operação”, disse Sheila.
No final do vídeo, o casal contou que compartilhou com o filho mensagens de áudio e texto que eles estão recebendo torcendo pela recuperação de João Henrique.
“Foi importante ele ter ouvido e lido algumas mensagens. Só temos a agradecer. Essa energia ele está sentido, esse fortalecimento, está chegando até ele. Um beijo de mãe que está aqui desesperada desde sábado e o está vendo progredir. Deus está abençoando muito meu filho. Que Deus abençoe cada um que mandou a sua energia e mensagem”, completou Sheila.
Leia mais:
‘Agora a gente chora com um pouco mais de felicidade’, diz Anderson sobre o filho
‘Espero que a polícia de Dublin investigue o caso com transparência’, diz Anderson
VÍDEO: ‘Quero que ele saia do hospital com vida’, diz Anderson sobre filho em Dublin
Em bilhete, filho de Anderson pede para voltar a São José; jovem saiu da sedação