Um portal afiliado à rede
13 de maio de 2024

OPERAÇÃO

FAB usa jato Embraer C-390 Millennium para resgatar brasileiros em Israel

Força Aérea Brasileira vai usar ao todo seis aeronaves em missão para repatriar brasileiros que estão em Israel

Por Da redação
São José dos Campos

09/10/2023 - Tempo de leitura: 1 min

Divulgação / FAB

Jato C-390 Millennium da FAB

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai usar seis aeronaves em missão para repatriar brasileiros que estão em Israel, que entrou no terceiro dia de conflito com grupo extremista Hamas.

Até o momento, o ataque do Hamas e a reação israelense deixaram mais de mil mortos, segundo autoridades.

A operação de resgate dos brasileiros que estão em Israel ocorre em coordenação com os ministérios da Defesa e de Relações Exteriores.

Estima-se que 500 brasileiros estejam na região conflagrada, mas ainda é incerto o número de pessoas que desejam ser repatriadas.

No domingo (8), segundo a FAB, uma aeronave KC-30 decolou às 18h05min de Natal (RN) com destino a Roma (Itália). O voo tinha a duração prevista de 9 horas.

Na missão, completou a FAB, estarão disponíveis mais cinco aeronaves, entre elas dois jatos Embraer C-390 Millennium, outro KC-30 e dois VC-2.

Há ainda ao menos quatro brasileiros desaparecidos em Israel após o início dos ataques do Hamas contra o país do Oriente Médio: Ranani Glazer, Bruna Valeanu, Karla Stelzer Mendes e Celeste Fishbein, cuja mãe a avó são nascidas em Guaratinguetá.

LEIA MAIS: Com mãe e avó nascidas em Guaratinguetá, jovem de 18 anos está desaparecida em Israel

Em entrevista à CNN, o comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Damasceno, disse que está otimista em relação à operação para resgatar brasileiros em Israel. “Chegaremos rápido, consideramos a distância e a sensibilidade da missão”.

Segundo Damasceno, a missão reflete o compromisso político da Aeronáutica. “Este é o senso político de nossa Força Aérea. Defender o espaço aéreo, fazer o controle aéreo deste nosso imenso espaço aéreo e integrar o território cooperando a unidade nacional. Essa missão é típica para tal. Dará tudo certo”.