14 de dezembro de 2025
EMBRIÃO

Casa 15m²: 'Humano seria não atender as famílias”, diz Dário em nova reação a Lula

Por Débora Brito | Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Dário Saadi posta vídeo em resposta ao discurso de Lula sobre a casa embrião

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), reagiu novamente às declarações de Lula sobre a casa embrião de 15m² e disse que “humano seria não atender a reivindicação das famílias do Mandela e deixá-las com ameaça de despejo”.

Em evento na cidade de Belém no último sábado (17),  Lula criticou o tamanho das moradias e disse que um prefeito que constrói casas de 15m² “não é humano e não entende de pobre”.

Em vídeo postado neste domingo (18) na sua página do Instagram, Dário classificou a fala de Lula como “bobagens, besteiras e mentiras” e chamou o presidente para “trabalhar em conjunto para levar habitação popular para quem precisa”.

A prefeitura de Campinas já havia se manifestado após as declarações de Lula, mas Dário voltou a explicar que o projeto da casa embrião não se trata de programa habitacional e é fruto de acordo judicial para abrigar as famílias da ocupação do Mandela, uma área que é alvo de reintegração de posse. E que a casa foi projetada para ser ampliada posteriormente.

O prefeito afirmou ainda que se Lula tivesse visto a manifestação da coordenação da comunidade em defesa das casas, o presidente não teria feito o discurso que fez. A comunidade critica a cobertura da imprensa sobre o caso e defende o embrião como uma conquista inicial da luta pela moradia.

“Vê lá (a página do Mandela), presidente, se o senhor tivesse visto o senhor não teria falado o que o senhor falou. Lula, humano seria não atender a reivindicação dessas famílias e deixá-las com ameaça de despejo a qualquer momento. Lula, humano é não mentir, é falar a verdade. Lula, deixa de politicagem, deixa de fazer discursos como você fez ofendendo a luta das famílias do Mandela. Vamos trabalhar em conjunto para levar habitação popular para quem precisa”, declarou Dário.

O caso da moradia embrião ganhou repercussão nacional depois de ter sido revelado em uma série de reportagens de OVALE e da Sampi Campinas, que mostraram com exclusividade que as unidades de 15 m2 ferem as diretrizes da ONU (Organização das Nações Unidas).

Leia também:

Embrião de crise: modelo de casas de 15m² e critérios são postos em xeque em Campinas

Veja abaixo o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por OVALE (@jornalovale)