Sabemos que o Brasil é um paraíso em relação a praias, não é mesmo? Nosso querido Estado de São Paulo então, possui praias maravilhosas que valem muito a visita.
E o que dizer do nosso Litoral Norte do Coração? Que possui praias tão lindas que deveriam ser consideradas Patrimônio da Humanidade, de tão bem conservadas.
As praias do Equador
O Equador está localizado bem na linha do Equador, e por isso praticamente não há estações do ano aqui. Ou seja, a temperatura média do ar é de +28 graus. Quanto mais próximo ao sul, mais frio o ar. No centro do país, onde passa a cordilheira de Sierra Nevada, a temperatura pode até cair para +10 graus. O país está dividido em 4 partes: a área da praia, as montanhas nas terras altas, a floresta e as incríveis Ilhas Galápagos. Vamos falar um pouco de Galápagos?
3 - Ilhas Galápagos
Apesar do fato de que as ilhas estão localizadas a 1000 quilômetros do Equador, elas ainda fazem parte do país, e aqui, como em (quase) qualquer outro lugar da América do Sul, eles falam espanhol. O arquipélago inclui mais de 20 ilhas separadas, as maiores das quais são turísticas:
Santa Cruz
Santa Cruz é o centro da vida turística de Galápagos, é aqui que estão localizados os hotéis mais caros e luxuosos, e o turismo nesta ilha é o mais caro. O mar nas praias da ilha é calmo, já que a maioria fica em baías. Mergulhadores de todo o país vêm aqui para ver a vida marinha que não vive em nenhum outro lugar a não ser aqui.
Fernandina;
Santa Maria;
São Salvador;
Española.
Isabela;
Além de ser a maior ilha do arquipélago, Isabella também possui o cânion mais profundo e o ponto mais alto da formação vulcânica que formou as Ilhas Galápagos. A ilha também tem belas lagoas, e espécies raras de animais e aves aquáticas vivem em todos os lugares. Tem um passarinho aqui que tem o pé azulzinho que é um charme, chamado Patola-de-pés-azuis.
Montanita
Este é um verdadeiro paraíso para os seguidores da cultura Rasta, e Bob Marley é um herói nacional aqui. As praias de Montanita reúnem principalmente surfistas, bodyboarders, windsurfistas e amantes do esqui aquático e do parapente amarrados a um barco. Ventos e ondas altas nunca são um problema aqui. Festas de praia para jovens na cidade acontecem o tempo todo, e a praia também atrai turistas imprudentes por causa de onde a maconha é legalizada aqui.
Outras praias para relaxar na América do Sul
4 - Praias do Uruguai
Existem centenas de outras praias em todo o continente que são populares entre os turistas, e cada uma tem suas próprias características. Por exemplo, no Uruguai existe uma praia com o nome pitoresco de Punta del Diablo, que é o centro da festa boêmia do país. O "Conselho do Diabo", que significa o nome da praia, atrai uruguaios e argentinos durante a temporada de verão. A praia é o centro da vida surfista do país. Existem várias escolas que ensinam surf e outros esportes aquáticos.
5 - Praias da Guiana
Shell Beach na Guiana, por outro lado, é um exemplo de vida selvagem à beira-mar. A costa está sob a proteção de conservacionistas, porque 4 das 8 espécies de tartarugas terrestres que vivem na América do Sul encontraram seu refúgio aqui. Nesses locais é proibido pescar e caçar, e o principal tipo de recreação é deitar na praia e pegar um bronzeado dourado.
6 - Praias do Chile
No Chile, os feriados na Ilha de Páscoa são populares, famosos em todo o mundo por suas estátuas super antigas que ficam no chão e estão por toda a ilha. Ninguém sabe de onde vieram essas estátuas e quem é seu autor.
Apenas 5.000 pessoas vivem na ilha, e a praia mais famosa, de onde as pessoas vêm do continente, é Anakena. Areia branca como a neve e mar claro, e o mais importante, a atmosfera tranquila e calma da ilha não pode deixar de atrair turistas de todo o mundo. Aqui pode combinar umas férias na praia com excursões pela ilha para ver de perto os lugares históricos e antigos.
7 - Praias do Peru
No Peru há uma pequena cidade turística de Mancora. É famosa em todo o país pelo fato de que a maioria dos entretenimentos e restaurantes são organizados ao ar livre. E tudo porque praticamente não há precipitação e vento forte. Todo o vento fica no mar, que empurra ondas altas que atraem surfistas de todos os lugares. De um lado da cadeia de restaurantes está o oceano e, do outro, o deserto. Durante o dia, as praias são bastante tranquilas, não vem muita gente por causa do calor intenso, e à noite a cidade começa a ganhar vida. Discotecas e festas na praia são realizadas até de manhã.
8 - Praias da Venezuela
Se você for à Venezuela, deve ir imediatamente ao arquipélago de Los Roques, cujas ilhas formam um anel na água. O arquipélago também é um parque nacional. As praias das ilhas são repletas de areia branca, fina como farinha, e o mar é claro e tranquilo. Centenas de belos recifes de coral vivem debaixo d'água. Os ventos aqui nunca são mais fortes do que 25 quilômetros por hora em julho. Basicamente, ventos alísios suaves sopram aqui, resfriando o corpo no calor do dia.
Em novembro, a alta temporada começa aqui, mas este é um nome condicional, já que a precipitação aqui não cai mais do que 55 mm por mês.
Conclusão: Vale a pena visitar outras praias da América do Sul?
Depende. Se voçê adora praia e viajar para lugares diferentes, com certeza sim. Se você gosta de praia, mas possui o orçamento meio apertado, acho que vale a pena então não sair da região das praias do Litoral Norte de São Paulo, que são perfeitas.
Ubatuba, por exemplo, tem uma natureza exuberante, capaz de competir com destinos mais lindos do mundo, sem sombra de dúvidas.
Porém, se você ama praia, mas ama também conhecer história do local, gastronomia diferente, conhecer gente nova e voltar com novidades que vão te fazer suspirar, recomendo sair da bolha confortável que nosso litoral norte proporciona e se aventurar por outras praias pela América do Sul.
Escreva nos comentários outras praias lindas que você incluiria nessa lista.