Todo mundo já ouviu a frase atribuída ao famoso economista Arthur Lewis: “Educação não é despesa, é investimento com retorno garantido”. Tão certo como dois e dois são quatro, esse pensamento é a base do que acreditamos e do que praticamos na Educação em São José dos Campos.
Investimos em infraestrutura com uso da tecnologia em programas diferenciados de forma a melhorar cada vez mais o aprendizado dos nossos 72 mil alunos da rede municipal.
“A educação não tem preço, mas sua falta tem custo”, frase do professor Antônio Lacerda, também nos serve de norte. Investir em educação é investir no futuro da nossa cidade, do estado e do país. Apostamos em um ensino de qualidade porque sabemos que estamos construindo uma sociedade melhor.
Em São José, os resultados dos investimentos em Educação saltam aos olhos, com recursos bem geridos e programas pioneiros. Desde o início da nossa gestão nunca tiramos o pé do acelerador --o investimento em Educação em 2022 chega a R$ 950 milhões.
Porém de nada adiantariam recursos sem a definição de programas robustos de aprendizado e metas definidas como inserção da tecnologia em sala de aula e capacitação de professores.
Criamos a Cidade da Educação, um complexo de 42 mil m², que unifica departamentos e programas da secretaria, agora com o Hub de Inovação na Educação, voltado para soluções criativas para as escolas.
Ao todo, 6 mil pessoas trabalham na Secretaria de Educação e Cidadania --4.598 são professores, que terão piso salarial reajustado em 33,23%. Temos 162 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, e construímos 11 novas escolas em todas as regiões da cidade.
A Educação Integral já é uma realidade em São José por meio do ensino híbrido. Mais de 38 mil estudantes participam das atividades online pela Plataforma de Educação Integral.
Chegamos à Educação 5.0, com 839 salas de aulas com acesso a Wi-fi, computadores e internet. Mas nossa meta vai além das ferramentas tecnológicas: trabalhar as habilidades socioemocionais e incentivar o empreendedorismo desde os primeiros anos de aprendizado.
A Prefeitura tem ampliado o atendimento da EJA, a Educação de Jovens e Adultos, suprindo as necessidades de pessoas que não completaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada, com a abertura do Centro de Educação de Jovens e Adultos. Antes dos novos professores assumirem as salas de aula, passam pela Escola de Formação do Educador. Neste mês, 140 novos professores concluíram esses estudos.
Esse é o perfil da gestão que implantamos, focada em manter uma educação inclusiva e de qualidade, contribuindo para o avanço de nossa sociedade. Seguimos aprimorando ainda mais nossa rede pública de Educação, mantendo São José alinhada às cidades mais desenvolvidas do mundo.