Carlito Paes

O poder destruidor da mentira

Por Carlito Paes, escritor, professor, pastor Líder da Igreja da Cidade | 15/07/2022 | Tempo de leitura: 3 min

A verdade é algo muito poderoso. A verdade sustenta e protege, a verdade sustenta a vida, e por isto Jesus declarou que Ele é a verdade, e que o pai da mentira é o diabo. Contudo, estamos cada vez mais envolvidos em uma sociedade doente onde as “fake News” são repassadas e celebradas, onde a vida irreal das mídias sociais em muitas realidades tenta esconder um mundo de mentiras e aparências.

Pela Bíblia, sabemos que a palavra enganosa é apenas uma forma de mentira, porque ela é um reflexo do que já está instalado dentro da pessoa: “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.”- Mateus 15:18. É incrível como certos indivíduos não têm a menor dificuldade de conversar, falar, prometer ou testemunhar sobre aquilo que não existe ou nunca existiu, ou mesmo nunca existirá, as vezes até mesmo diante de um tribunal. Mentiras destroem vidas, relacionamentos, carreiras e biografias.

A mentira é uma terrível realidade do ser humano, a Bíblia explica esta natureza, como natural fruto da degeneração causada pela queda do homem pelo pecado original.  Por isto crianças mentem, geralmente fruto de uma travessura, mas suas mentiras não geram consequências graves e por isto, alguns pais não corrigem, e acham mais engraçados do que danoso, mas não é bem assim. Se a criança não for corrigida na hora certa, com carinho, conversa e amor e bom exemplo, revelando as consequências; ela pode gerar um adolescente, jovem e adulto com hábito da mentira. Portanto tanto para os pais, familiares, profissionais e educadores precisamos valorizar a verdade e cobrir a mentira.

A mentira é um mau hábito, um pecado e até um vício para algumas pessoas. Pessoas mentem na mídia, com se de fato estivem falando a verdade, do jeito que a coisa anda, deve haver cursos de como contar uma boa mentira como se fosse uma grande verdade.

Contudo, o tempo faz a pessoa adquirir muitos costumes que acabam por denunciá-lo. O mentiroso é falso, desleal e traiçoeiro. Se você sustenta a verdade ela sustentará você, se você sustenta a mentira, logo ela denunciará você. Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, pode até enganar muitas pessoas por muito tempo, mas você nunca poderá enganar todas as pessoas por todo o tempo. Veja a vida de uma pessoa, e não somente seus discursos e palavras.

A pessoa que mente está presa, vive nas sombras, vive sob o medo, teme pela denuncia a todo o tempo; e por isto é insegura e desconfia das pessoas a sua volta. Pessoas altamente possessivas e controladoras, normalmente escondem verdades ocultas e vivem mentiras na vida sociedade. Na verdade, vive oprimida. Disse Jesus: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. E um dia daremos contas de nossas palavras, Jesus disse:  “toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo.” Mateus 12:36. E não existe nada mais inútil do que uma mentira, ela sempre terá um efeito bumerangue, cedo ou tarde voltará para o seu declarador. Como escreveu o Apostolo Paulo, vamos todos “Antes, seguindo a verdade em amor” - Efésios 4:15.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.