Carlito Paes

Andando de tanque cheio

Quando dirigimos de tanque vazio, andamos sempre na tensão e na pressão, gerando irritabilidade, insegurança e instabilidade para nós e para os que estão ao nosso redor

Por Carlito Paes, Pastor Lider da Igreja da Cidade, Escritor e Professor | 17/06/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Todo motorista sabe que não vai chegar muito longe, se insistir em conduzir de tanque vazio! Quem andar de tanque vazio, cedo ou tarde ficará pela estrada sem alcançar o seu destino, e isto pode ser bem perigoso. Quando dirigimos de tanque vazio, andamos sempre na tensão e na pressão, gerando irritabilidade, insegurança e instabilidade para nós e para os que estão ao nosso redor! Contudo, ao contrário quando estamos de tanque cheio, bem abastecidos, nosso viagem é tranqüila e mais segura. O tanque cheio gera tranqüilidade, alivio e segurança, e chegamos ao nosso destino. Assim também é a vida. Quem anda de tanque vazio está sempre reclamando, culpando terceiros pelas suas crises e frustrações pessoais, tendem a potencializar os problemas e não as soluções. Quem anda de tanque vazio vive na murmuração, na negação, fugindo da realidade e se afogando nas suas próprias mágoas, mas quem decide viver satisfeito, vive agradecido, e passa ser produtivo e solucionador de problemas e não causador de problemas, até nas redes sociais fica fácil perceber quem está rodando de tanque cheio e de tanque vazio.

Vivemos em uma sociedade que nos absorve muito, dias realmente estressantes não faltam em nossa agenda, e temos nossa própria natureza, que teima em gerenciar as situações com ansiedade e controle. Por vezes nosso coração deseja muitas coisas, isto é natural, a questão é ele pode estar sinceramente enganado, porque ele é diretamente influenciado por nosso emocional, sendo assim não podemos cegamente confiar nele para tomar as decisões da vida. Salomão, o homem mais sábio da história da humanidade, sentenciou: “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR.” – Provérbios: 19: 21. Sábias palavras, isto é podemos fazer planos com coração, todavia a execução precisa ser primeiro levada a Deus em oração pela fé, isto é sinal de tanque cheio, vida satisfeita em Deus. A paz de espírito, que só vem quando incluímos Deus em nossa vida interior, é a principal base para fazermos escolhas sábias e decisões acertadas, e desfrutaremos de felicidade. Com a quantidade de estímulos estressantes que vivemos atualmente, o ser humano fica cada vez emocionalmente mais frágil, sem levar em conta que somos brasileiros e culturalmente, uma grande maioria de nós, não precisamos sofrer de transtorno bipolar para experimentar diferentes mudanças no estado emocional em um único dia.

Todos nós precisamos cuidar bem das nossas emoções, e quando mais rápido melhor. Desde cedo crescemos no contexto de pressões diárias: Expectativas alheias, relacionamentos interpessoais doentios, relacionamentos afetivos controladores, pressões por metas profissionais, pressões por resultados em casa, nos estudos e no trabalho.  Enfim vivemos uma vida que precisamos  andar e chegar bem, sem ficar perdidos pelos caminhos da vida.  

Coloque em sua mente somente no que possa ajudá-lo realmente a ser feliz e viver em paz. Ande ao lado de pessoas que encham seu tanque e não apenas sugam dele. No momento em que vier a sua mente algo ruim, alguma “voz” dizendo a você que  você é incapaz, que você não tem condição, rebata esse sentimento de baixa auto-estima com outro, mediante a sua razão. Não é seu sentimento que deve controlar você, quem controla seu sentimento é você. Diga para você mesmo: “Outros conseguiram, eu também posso conseguir. Outros foram capazes, eu também posso ser...”. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso. Quando a Bíblia diz de coração, está dizendo que o que você sente pode ser: passageiro, volúvel e irreal. Então treine esse mecanismo, rebata seu pensamento com outro, seja bom nisto. Não fique achando que isso soa como falso, pois não é.  Você pode também rebater seus pensamentos negativos com conselhos bíblico motivadores, tais como: “Quero trazer a memória o que me pode dar esperança”. Lamentações 3:21 “Finalmente,irmãos, tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da paz estará com vocês.”  - Filipenses : 4; 8,9.

Não tenha pensamentos antecipados ou precipitados. Viva um dia de cada vez. Diga a você mesma não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E pense em outra coisa que você possa evitar o estresse desnecessário. “O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” -  Provérbios 12.25. Portanto, cuide de suas emoções, tenha paz interior e seja muito feliz, rodando de tanque cheio pelas estradas da vida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.