José Saud

Taubaté e as Organizações Sociais por mais qualidade na gestão das unidades de saúde

Por José Saud, prefeito de Taubaté |
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Quem não dá assistência, abre espaço para concorrência! Este ditado popular antigo, comum entre comerciantes que,na verdade, motiva a busca pelo melhor atendimento ao cliente. Foi pensando nisso, que com a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté fizemos mudanças na gestão das unidades de pronto atendimento e o Pronto Socorro da cidade. 

Nossa ideia foi diversificar as Organizações Sociais na administração de cada unidade de saúde, para estimular a concorrência entre elas, por isso dividimos em lotes. Antes as unidades eram administradas pela prefeitura e por apenas uma mesma OS. Agora conseguimos cobrar de cada empresa melhores condições de atendimento, usando como parâmetro o que é oferecido pelas concorrentes.

Sempre que posso visito, de surpresa, as urgências e emergências para conversar com as pessoas e saber como estão sendo atendidas. Um exemplo foi uma unidade, em que o paciente estava aguardando resultado de exame e me sugeriu que fosse servido café pra quem como ele estava à espera. Imediatamente fiz contato com o gestor da OS para solicitar uma máquina de café e que os pacientes recebam fichas a cada intervalo de espera por resultado de exames.

Dentro da UPA San Marino, outro exemplo são os exames laboratoriais, que terão a análise realizada na própria unidade, o que dá mais agilidade na entrega do resultado, diagnóstico e tratamento do paciente.

Desta forma vamos trabalhando para que se tenha um atendimento humanizado na saúde, mais acolhimento pra quem está num momento de dor em tratamento. 

A opção pelas OSs tem como proposta a oferta de serviços emergenciais de saúde ao paciente na mesma unidade, com mais conforto e menos espera. O mínimo que o munícipe pode exigir! 

Isso é pensar de forma humanizada no cuidado com a saúde dos Taubateanos, trazendo mais qualidade e agilidade aos serviços!

Concorrência 

Com as diferentes OSs os munícipes podem avaliar os diferentes tipos de atendimento é exigir melhorias. 

Agilidade
Os exames laboratoriais com análise feita na unidade o paciente é diagnosticado e medicado com rapidez. 

Humanização 
Atendimento humanizado e com acolhimento é no mínimo que o munícipe merece e vai ter!

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