José Saud

Taubaté e as Organizações Sociais por mais qualidade na gestão das unidades de saúde

Nossa ideia foi diversificar as Organizações Sociais na administração de cada unidade de saúde

Por José Saud, prefeito de Taubaté | 03/06/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Quem não dá assistência, abre espaço para concorrência! Este ditado popular antigo, comum entre comerciantes que,na verdade, motiva a busca pelo melhor atendimento ao cliente. Foi pensando nisso, que com a equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté fizemos mudanças na gestão das unidades de pronto atendimento e o Pronto Socorro da cidade. 

Nossa ideia foi diversificar as Organizações Sociais na administração de cada unidade de saúde, para estimular a concorrência entre elas, por isso dividimos em lotes. Antes as unidades eram administradas pela prefeitura e por apenas uma mesma OS. Agora conseguimos cobrar de cada empresa melhores condições de atendimento, usando como parâmetro o que é oferecido pelas concorrentes.

Sempre que posso visito, de surpresa, as urgências e emergências para conversar com as pessoas e saber como estão sendo atendidas. Um exemplo foi uma unidade, em que o paciente estava aguardando resultado de exame e me sugeriu que fosse servido café pra quem como ele estava à espera. Imediatamente fiz contato com o gestor da OS para solicitar uma máquina de café e que os pacientes recebam fichas a cada intervalo de espera por resultado de exames.

Dentro da UPA San Marino, outro exemplo são os exames laboratoriais, que terão a análise realizada na própria unidade, o que dá mais agilidade na entrega do resultado, diagnóstico e tratamento do paciente.

Desta forma vamos trabalhando para que se tenha um atendimento humanizado na saúde, mais acolhimento pra quem está num momento de dor em tratamento. 

A opção pelas OSs tem como proposta a oferta de serviços emergenciais de saúde ao paciente na mesma unidade, com mais conforto e menos espera. O mínimo que o munícipe pode exigir! 

Isso é pensar de forma humanizada no cuidado com a saúde dos Taubateanos, trazendo mais qualidade e agilidade aos serviços!

Concorrência 

Com as diferentes OSs os munícipes podem avaliar os diferentes tipos de atendimento é exigir melhorias. 

Agilidade
Os exames laboratoriais com análise feita na unidade o paciente é diagnosticado e medicado com rapidez. 

Humanização 
Atendimento humanizado e com acolhimento é no mínimo que o munícipe merece e vai ter!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.