Karla Clarinda

A pandemia afetou a sua carreira? Confira dicas de como dar um upgrade na vida profissional

Por Karla Clarinda, Empreendedora Social e estrategista em recolocação profissional | 16/11/2021 | Tempo de leitura: 2 min

Dicas para vida profissional
Dicas para vida profissional

Uma pesquisa realizada pela empresa Mindsight revelou que 85% dos brasileiros acreditam que a pandemia afetou seus planos de carreira. Número surpreendente, não é mesmo?

Os dados coletados com mais de 5 mil entrevistados:

57% estão desempregados e em busca de recolocação, enquanto 10% são profissionais autônomos em busca de um trabalho fixo e 33% estão empregados, porém procurando outras oportunidades. A taxa de desemprego é maior entre as mulheres do que entre os homens: 60% e 52%, respectivamente.

Outra descoberta da pesquisa foi que 73% dos participantes sentem que suas carreiras estão estagnadas ou avançando lentamente – essa realidade é maior para as mulheres (77% das respostas), do que para os homens (69%). Para 25% dos participantes, o avanço segue em um ritmo normal e apenas 2% acreditam que estão avançando profissionalmente de maneira acelerada.

A pesquisa aponta ainda que, para 45% dos entrevistados, a pandemia tem afetado a autoestima no âmbito profissional. Essa realidade é maior entre as participantes mulheres, com 51% afirmando que sentiram este impacto, em comparação aos homens (40%).

Como dar um up grade na carreira? Vamos lá:

De olho nas oportunidades

Muitas vezes, estamos em busca de uma nova oportunidade de emprego, mas as oportunidades que nos surgem são bem diferentes das que idealizamos. Isso pode ser a vida mostrando que há outras possibilidades que também podem ser muito vantajosas.

Aprender sempre

Profissionais de recrutamento e seleção, hoje em dia, já nem estão mais tão interessados em formações e diplomas ou as chamadas hard skills. O foco desses caçadores de talentos, hoje, está nas qualidades psicológicas dos candidatos. E nesse contexto, algumas soft skills têm ganhado muito destaque, como resiliência e empatia. Esteja disposto a aprender sempre e, principalmente, mostre-se aberto a compartilhar todo o conhecimento adquirido.

Destaque suas experiências

Na hora de preparar o seu currículo ou de participar de uma entrevista de emprego, valorize suas experiências profissionais. Traga situações em que a sua atuação foi fundamental para a solução de problemas, cite ideias suas para a melhoria de processos e de que forma a sua contratação pode trazer ganhos para a empresa.

Esteja conectado

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o profissional que desejar se manter ativo e competitivo no mercado de trabalho deverá obrigatoriamente se abrir a esse conhecimento, independentemente de sua idade ou função.

Planejar é ordem!

Se você não se planeja, não traça uma meta, um objetivo, uma finalidade, você não vai chegar a lugar algum. Por isso é importante ter foco, objetivo, olhar para o norte e caminhar em direção a ele. Seja na vida profissional ou na vida financeira, trace planos a médio e longo prazo e siga em frente. O que você não pode fazer é ficar parado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.