Karla Clarinda

Vaga temporária: uma oportunidade, várias possibilidades

Por Karla Clarinda, Empreendedora Social e estrategista em recolocação profissional | 06/12/2021 | Tempo de leitura: 3 min

Mentoria
Mentoria

Está chegando o período de Festas, quando muitas vagas são abertas, sendo que a maioria delas são em regime temporário, já que nessa época do ano os setores de serviços, comércio e até indústria precisam aumentar o contingente de funcionários para atender o aumento de demanda sazonal. Por outro lado, vivenciamos uma das maiores taxas de desemprego do país, com profissionais de diversas áreas em busca de uma oportunidade.

A soma desses dois fatores, um positivo e outro negativo, pode significar a abertura de uma porta para a entrada ou retorno ao mercado de trabalho. Mas você, que está em busca de uma nova colocação, pode fazer os seguintes questionamentos: "ah, mas é vaga temporária, e não é exatamente na minha área de atuação". Tudo bem, mas no cenário atual, esperar pela vaga perfeita em todos os sentidos é quase como acreditar em Papai Noel.

Dispa-se de preconceitos e se dê uma oportunidade de descobrir novos caminhos. Vamos lá? As principais características solicitadas para quem concorre a uma vaga temporária é ter facilidade de falar com público, expertise com redes sociais e ter conhecimento de estratégias de vendas já que a maioria dessas vagas está aberta no comércio varejista e setor de serviços, com destaque para vestuário, calçados, beleza e fast food.

Quando pensamos nessas modalidades do comércio, vem logo na cabeça os shopping centers e galerias que, nesta época, funcionam por 12, 16, 18 e até 24 horas por dia. Portanto, aqui vai a primeira dica: procure ter disponibilidade de horário, além de disposição para muitas horas extras.

Mas antes de novas dicas, vamos falar sobre quem não conseguirá se enquadrar na estrutura de vagas temporárias. Quem não abre mão de estruturas sólidas e seguras; quem não gosta de trabalhar com gente; quem não gosta de aprender e quem quer entrar às 8h e sair às 18h.

Agora, se você tem flexibilidade, resiliência e vontade de aprender, por que não se abrir para o novo? Sim? Então, vamos lá. Vá atrás de cursos de atendimento ao cliente, vendas e estratégias para a área comercial. Há muitos, presenciais e online, pagos e gratuitos, para todos os gostos e bolsos.

Dicas para conquistar uma vaga temporária

- Exercite a força de vontade, dinamismo, resiliência, equilíbrio emocional, empatia e simpatia;

- Mostre que você sabe trabalhar em equipe, tem espirito de liderança, tem senso de dono, que é comprometido;

- Deixe o currículo voltado para a vaga específica (para fazer um excelente currículo, tenha acesso gratuito ao modelo da Recolokey;

- Na entrevista de emprego, mostre sua disponibilidade para este tipo de vaga.

E saiba que a vaga temporária pode se tornar o seu novo emprego fixo. E, para isso, quais são os fatores essenciais:

- Mostre disponibilidade para aprender, saber e se informar sobre as metas da empresa. Esforce-se para alcançá-las;
- Seja proativo e ajude colegas de demais departamentos quando a sua atividade estiver em dia;
- Seja curioso: entenda sobre a cultura e processos da empresa para ter mais clareza sobre o trabalho para o qual você foi designado;
- Não tenha medo: dê dicas e ideias ao seu empregador. Essa é uma ótima maneira de ajudar a empresa a aumentar as receitas e o desempenho do negócio.

Então, se você está em busca de um emprego, não perca tempo. Essa pode ser a possibilidade de você passar um fim de ano com mais felicidade e até conseguir o seu novo emprego fixo. Vá em frente e se abra para o novo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.