Carlito Paes

As sete últimas Palavras da Cruz para sua vida hoje

Ao ser levantado no madeiro portava uma coroa de espinhos e uma cruz, que não era dela, era nossa, minha e sua, porque nós somos pecados

Por Carlito Paes, Pastor Líder da Igreja Batista da Cidade | 15/04/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Carlito Paes
Carlito Paes

Depois de preso, açoitado pelos soldados romanos, Jesus foi condenado à morte por crucificação por Pôncio Pilatos sob as intrigas e condenação dos fariseus judeus. No dia seguinte iniciou a Via Dolorosa de Jesus carregando um madeiro pelas estreitas vias de Jerusalém, chegou ao Monte da Caveira, fora dos portões da cidade, na via de entrada para que todos pudessem ver, como era costume do império para intimidas os rebeldes e criminosos, sendo assim, ao terminar o percurso cruel. Jesus é levantado ao madeiro as 9h da manhã, e fica exposto em agonia até as 15h da tarde.

Lá estava o filho de Deus, salvador da humanidade, que abriu mão da Glória, como escreveu Paulo aos Efésios, para fazer como um de nós, e pelo seu sangue nos redimir de todos os nossos pecados. Ao ser levantado no madeiro portava uma coroa de espinhos e uma cruz, que não era dela, era nossa, minha e sua, porque nós somos pecados. E neste contexto de 6 horas de sofrimento na cruz do calvário, ele pronunciou suas 7 ultimas palavras. E o que estas palavras possuíam de tão poderosas? O que elas ainda tem a dizer para nossas vidas 21 séculos depois?

A 1ª. Palavra foi: "Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem." (Lucas 23:34). A primeira palavra de Cristo na cruz foi PERDÃO, que palavra poderosa. Todos precisamos receber perdão e perdoar, sejam eles intencionais ou não, e sabe porque você precisa de perdão? Porque você precisa perdoar, e ninguém pode dar o que não possui. Todos precisaram do perdão de Jesus de Nazaré, como você foi perdoado perdoe.

A 2ª. Palavra: "Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso." (Lucas 23:43). A segunda palavra na Cruz, foi REDENÇÃO. Segundo os Evangelhos, somente um dos dois ladrões crucificado demonstrou arrependimento e buscou pelo perdão a redenção, a tradição, afirma que seu nome foi Dimas, não sabemos de fato, mas seja ele quem for, ele recebeu com as últimas palavras de Cristo na terra a redenção pelos seus pecados e morreu salvo.

A 3ª. Palavra foi: "Mulher' Eis aí o seu filho...Então disse ao discíplo:Eis aí tua mãe..." (João 19:26-27). A terceira palavra foi uma palavra de RELACIONAMENTO, uma palavra de encontro, de encontro, Jesus termina seu trabalho na terra, mas ele deseja estabelecer um vinculo de amor. Por isto a fé Cristo, não é em essência uma proposta de religião e sim de relacionamento de amor e fé.

A 4ª. Palavra foi: Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46 e Marcos 15:34). A quarta palavra foi uma palavra de SOLIDÃO, Jesus foi abandonado, para que você pudesse ser acolhido, amado e aceito. Todos já nos sentimos sozinhos. Jesus sentiu justamente isto primeiro para que eu e você pudéssemos estar juntos e acolhidos. Hoje, podemos ate mesmo sentir solidão, mas nunca abandono, você Jesus experimentou nossa dor de abandono e ele escolheu estar por nós.

A 5ª. Palavra foi: "Tenho sede". (João 19:28). A quinta palavra é DOR, nos diz que fica patente a natureza humana de Jesus, não era uma reclamação ou um pedido, mas uma afirmação clara de que Ele era de carne e osso, tinha fome e sede como todos os humanos. E, é por isso, que Ele se compadece de nós, pois Ele conhece todas as nossas dores.

A 6ª. Palavra foi: "Está consumado" (João 19:30). A sexta Palavra é ENTREGA, Jesus declara que tudo o que devia ser feito foi cumprido e é interpretada como um sinal de que a obra de salvação se tornará eficaz por intermédio de seu sacrifício em prol de todos os homens.

A 7ª. Palavra foi:  "Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!" (Lc. 23.46). Uma palavra de vitória eterna para Jesus e para todos nós. Porque só ganhamos na vida, quando entregamos toda nossa vida em suas mãos.  

No momento em que Cristo rendeu o seu Espírito, Ele triunfou por amor, Ele foi para o Pai e logo voltará para nós. Interessante notar, que Jesus ficou 6 horas pendurado na cruz até morrer, e o Evangelho diz que foram 3 horas de luz e três horas de trevas, após o meio dia, o céu se escureceu e se fechou, ilustrando perfeitamente nestas últimas palavras de Cristo a realidade do mal em nosso mundo.

Que nesta Páscoa, mais do que nunca estas 7 palavras façam todo sentido para te inspirar, e você ser um agente de transformação da sociedade, juntos vencendo o mal com o bem. Prossigam ouvindo as palavras de Jesus, elas nos conduzem a paz em tempos de guerra!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.