Elizabeth Werneck

TOP 8: Gastronomia do Vale do Paraíba

Por Elizabeth Werneck, autora do blog de viagem e turismo elizabethwerneck.com |
| Tempo de leitura: 5 min
O Vale do Paraíba tem forte influência da Culinária Italiana
O Vale do Paraíba tem forte influência da Culinária Italiana

Conhecer a culinária do Vale do Paraíba paulista é como dar uma volta ao mundo. Afinal, essa região é um polo industrial e recebeu influência de diversas partes do Brasil e até mesmo do exterior.

Logo, não será difícil se encantar por sua gastronomia, que inclusive é tão saborosa quanto a comida mineira.

A culinária do Vale do Paraíba varia um pouco de acordo com os costumes de cada cidade da região. Mas, com certeza não decepciona em riqueza e sabor. A seguir, confira a nossa seleção com algumas iguarias. Preparamos com muito carinho para você. Acompanhe!

TOP 8: Culinária do Vale do Paraíba

1.Virado à paulista

A priori, o virado à paulista é considerado por boa parte da população, a principal comida típica de São Paulo. Logo, este prato tão especial é um dos “marcos” da região. 

O virado à paulista é feito com arroz, massa de feijão com farinha de mandioca, banana à milanesa, couve refogada, torresmo, ovo frito, linguiça, bisteca e carne de porco na forma de bacon.

Logo, se você quiser agradar algum morador do Vale do Paraiba ou de São Paulo em geral, não existe prato melhor. Embora calórico, é muito nutritivo. E como você viu acima leva várias delícias.

Você sabia que o Virado à paulista é considerado um patrimônio imaterial? 

2.Comidas Árabes

A cidade de São Paulo tem a maior população de ascendência árabe da América Latina. E muitas dessas famílias vieram morar no Vale do Paraíba. Por esse motivo, você vai encontrar uma grande oferta de food trucks, lanchonetes, restaurantes e barraquinhas de comida especializadas em guloseimas árabes espalhadas pela região.

A lista é grande. Logo, você vai encontrar: quibes, esfihas, Kaftas, kebabs, falafels e muitas outras especiarias. São Paulo é o lugar ideal para apreciar essas gostosuras de origem árabe. Eu já viajei muito e nunca comi uma porção de Kibes Fritos recheados com coalhada seca e geleia de damasco tão boa quanto a de São José dos Campos. 

3.Sanduíche de mortadela

O sanduíche de mortadela é quase uma atração turística Paulistana. Pois, atrai milhares de pessoas diariamente aos corredores de um dos maiores mercados da América Latina. É uma das comidas de mercado típicas de São Paulo.

Como a mortadela tem um preço mais popular, se comparado com o presunto e o peito de peru, é um prato tradicional e que está nas casas dos moradores do Vale do Paraíba e de todo o Estado. 

O prato pode ser servido frio ou quente, com molho de pimenta, com vinagrete, queijo e outros recheios. Portanto, o que não muda é seu ingrediente principal: fatias de mortadela. Este sanduíche é campeão de pedidos para o café da manhã nas padocas, almoço rápido ou só para um lanche mesmo.

4.Cuscuz à paulista

Embora este prato seja muito popular no Nordeste, o cuscuz tem origem árabe. Além disso, é considerado uma das receitas mais importantes do Vale do Paraíba. É uma refeição simples, mas muito saborosa que consiste, basicamente, em uma massa de milho cozida no vapor.

Já no cuscuz à paulista, a massa recebe recheios variados, podendo ser peixes, frangos, carnes ou outras combinações.

5.Bolinho Caipira

O bolinho caipira é daquelas comidinhas afetivas, sabe? Coisa que os moradores do Vale do paraíba guardam no coração. Não conheço outra região de São Paulo e do Brasil que conhece o nosso bolinho caipira, que aparece quando a região esfria, durantes as festas juninas. 

O bolinho caipira é um salgadinho frito na hora e recheado. E esse recheio pode ser de carne, linguiça ou até mesmo frango. Se o Virado a Paulista é tipico do Estado, o Bolinho Caipira ganhou o título de ser o representante máximo da culinária do Vale do Paraíba.

Esta saborosa iguaria pode ser facilmente encontrado em quermesses, festas de igreja (saudades da Festa da Igreja São Dimas) quanto em festivais gastronômicos. 

6.Pinhão da Serra da Mantiqueira

Um ingrediente queridinho da população vale paraibana durante o Inverno. Quando as temperaturas esfriam pipocam receitas com pinhão como, por exemplo, a broa de pinhão. Essa broa recebe o nome de João Deitado, e é preparada cuidadosamente na folha de bananeira. 

Pra você ter uma ideia, até o bolinho caipira entra na dança e pode sim levar pinhão, tanto em sua massa, quanto em seu recheio.

O meu prato favorito com essa semente é a Truta ao molho de Pinhão, e todo inverno subo a Serra da Mantiqueira à procura de restaurantes em Campos do Jordão, por exemplo, que preparam essa iguaria brilhantemente.

 7.Picadinho de carne

O picadinho de carne é um prato típico da comida paulista muito simples de se preparar. Mas, muito apreciado. A iguaria consiste em filés de carne cortado em cubos, temperados e servidos com um caldo grosso.

Este delicioso prato paulista pode ser facilmente encontrado tanto em botecos simples da capital, quanto em outros restaurantes no interior. Geralmente seu acompanhamento é farofa de banana e arroz branco, podendo ainda ser acrescentado ovo frito.

 8.Peixe à moda Caiçara

Como toda região perfeita, o Vale do Paraíba tem praia e montanha, e por isso não podemos nos esquecer do nosso tão amado Litoral Norte. 

A gastronomia Caiçara possui uma marca forte de rusticidade, com ingredientes e também preparo bem fácil e popular. 

A cozinha Caiçara (em especial o peixe) leva tomates, cebola, regado no azeite, alho, salsinha, alfavaca, pimentas, sal e coentro a gosto, urucum em pó e bananas d’água verdes.

Aliás, o Litoral Norte é um excelente bate e volta de muitas cidades do Vale do Paraíba que margeiam a Rodovia Dutra. 

Culinária Paulista: Conclusão

Resumindo, os pratos citados acima são apenas algumas das inúmeras opções que a gastronomia do Vale do Paraíba oferece.

Em suma, a região é muito diversa e conta com uma culinária muito saborosa e rica, pois tem muito a oferecer em termos de variedade na alimentação.

Sem dúvidas você terá uma experiência diferenciada ao experimentar os pratos apresentados. Você ja comeu todos esses pratos? Recomenda algum que não apareceu aqui?

Comentários

Comentários