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Com novas obras e expectativa pela Linha Verde, São José se prepara para avanços na mobilidade

Por Giovanna Lavecchia e Isabela Sardinha |
| Tempo de leitura: 2 min
VLP da Linha Verde
VLP da Linha Verde

São José dos Campos nunca para de crescer? Sendo uma metrópole populosa, é preciso pensar em novas estratégias para que a mobilidade da cidade funcione e atenda às necessidades da população. Afinal, cresce para onde? Com  730 mil habitantes, propostas são desenvolvidas para diminuir o impacto no trânsito. 
A aposta da vez é o projeto da Linha Verde, que prevê a criação de um corredor sustentável, utilizando o sistema VLP (veículo leve sobre pneus) 100% elétrico, interligando as regiões mais populosas da cidade –- sul e leste.
 Em acordo com as diretrizes do Plano Diretor de 2018, o projeto atende aos modernos conceitos de planejamento urbano e desenvolvimento econômico sustentável, ao longo de todo a sua extensão de 20 quilômetros.
A primeira etapa do projeto, que liga a Estrada do Imperador, na zona sul, até a Rodoviária Nova, na região central, está com as obras em andamento e de acordo com o Poder Executivo tem previsão de início de operação até o início de 2022. Na etapa posterior, o projeto ainda criará o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra. 
“Neste primeiro traçado da Linha Verde, apenas os VLPs irão circular. Na segunda etapa  a via será compartilhada com veículos”, explicou o Secretário de Mobilidade Urbana de São José, Paulo Guimarães.
Os VLPs irão integrar a frota do transporte público já existente no município, e, segundo a prefeitura, não haverá cobrança diferenciada na tarifa. A segunda parte do projeto da Linha Verde interligará mais regiões da cidade e criará conexões intermunicipais com cidades vizinhas..

Urbanista elogia projeto mas questiona trajetos da Linha Verde

Destaque. O arquiteto e urbanista Paulo Romando Reschilan questiona os trajetos feitos pelo sistema do VLP, que não englobam todas as áreas da cidade. “O percurso de um modal desse tipo, desde que criadas as condições adequadas, provavelmente tornará as viagens mais rápidas. Mas será que essa rota de deslocamento é a principal dos trabalhadores? O percurso sul-oeste, por exemplo, sentido no qual se deslocam diariamente muitas trabalhadoras domésticas, não parece estar contemplado.”. 

Obras em São José vão reforçar mobilidade; Via Jaguari aguarda licença

Alternativa. Além das obras já entregues, como a Via Cambuí, Rotatória do Gás e o Arco da Inovação, outro projeto de mobilidade que está aguardando a licença ambiental para ser iniciado é o da o Via Jaguari. O trajeto começa na Via Norte, margeando a linha férrea, até a Estrada da Petybon. Além de criar mais um acesso à região, a avenida reduzirá também o tráfego de caminhões dentro dos bairros da zona norte.

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