Com mais de 450 mil seguidores, OVALE bateu o recorde de 64 milhões de visualizações nas redes sociais nos últimos 30 dias, de acordo com dados da Meta. O jornal acaba de ultrapassar a marca de 200 mil seguidores no Instagram e 248 mil no Facebook, além de manter perfis no X, Tik Tok, Linkedin e WhatsApp. São mais de 3 milhões de contas alcançadas todos os meses.
Convertido em uma catedral jornalística 100% digital, OVALE é mais do que um jornal em um milhão, também são milhões e milhões de leitores em um jornal.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
O número de visualizações mensais de OVALE, contando apenas as redes sociais, é superior à população de países como a Itália, a Argentina, a Espanha, a Grécia e o Canadá, entre dezenas de outros.
Em média, o jornalismo de OVALE tem uma audiência diária superior a 2,1 milhões de visualizações nas redes sociais. Isso sem contar o site de OVALE, que ampliou a sua audiência em 60 vezes em um ano, desde o início da revolução digital, em fevereiro de 2024 (veja matéria completa).
“A guinada digital empreendida por OVALE fez com que o jornal deixasse de ser aquele veículo que sobrevivia da publicidade tradicional e passasse a sobreviver do seu alcance e da sua audiência digital, apresentando soluções multiplataformas de conteúdo branded e mídias displays, incomparáveis.
OVALE chega hoje a um leitorado muito maior do que no auge da sua vida impressa, com um timbre que é sinônimo de credibilidade e relevância social, multiplicando a sua audiência em 60 (sessenta) vezes, saindo de 10.000 assinantes da versão impressa para mais de 600 (seiscentos) mil usuários únicos e 64 milhões de visualizações, por mês. Uma audiência que supera às audiências de todos os seus concorrentes regionais, somadas”, disse o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno.
+Jornalismo.
Com mais de 450 mil seguidores, OVALE é líder de alcance e engajamento na região. Protagonista, OVALE nunca foi tão lido, curtido, compartilhado, assistido e comentado em toda a sua história.
Desde 24 de fevereiro deste ano, quando converteu-se em um veículo full digital, OVALE ampliou significativamente a produção jornalística, com aumento de 125% no volume de reportagens produzidas: são até 1.800 por mês. Sempre tendo como bússola o exercício de um jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário, impresso em sua inexpugnável linha editorial. É o jornalismo mais influente da região.
"Ao democratizar o acesso à informação de qualidade, antídoto à profusão de fake news que toma de assalto o ambiente digital, OVALE conecta diariamente a população da RMVale ao jornalismo de qualidade, com mais de 2,1 milhões de visualizações a cada 24 horas, em média, apenas nas redes sociais. OVALE deixou de ser um jornal de papel, convertendo-se em uma catedral jornalística que cumpre o papel do jornal em todas as plataformas, influenciando positivamente milhões de leitores, por meio de uma bússola editorial comprometida com o inexorável sacerdócio de um jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário", disse o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.
Redes Sociais.
Em meio à revolução digital, OVALE lançou o novo projeto gráfico de suas redes sociais, fortalecendo o vínculo com o público, inovando a forma de contar histórias, por meio de uma conexão mais rápida, dinâmica e direta com os variados perfis de leitores, com a produção de conteúdo multifacetado, como vídeos, stories e mais colunistas, além de redobrar a aposta no livre debate de ideias.
Com nova base arquitetônica, esta catedral jornalística preserva a tradição e o refino do projeto gráfico de OVALE, desenvolvido sob medida por Cases i Associats, considerado a Ferrari dos escritórios de design, com sede em Barcelona e escritórios em Miami e Buenos Aires, e avança em direção ao futuro, modernizando-se ao incorporar novos elementos digitais.
Iniciado após a migração do jornal para as plataformas online, o novo projeto gráfico das redes sociais de OVALE foi desenhado ao longo de dois meses, em um trabalho de alta costura editorial que envolveu a direção e a redação de OVALE, com apoio do designer gráfico Yan Laurindo, alinhado ao que há de mais disruptivo neste mercado, em que a única constante é a mudança.

Mais conexão.
No novo projeto gráfico, o leitor ganhou novos desenhos para postagens no feed, stories e reels, que alcançam milhões de visualizações.
A revolução começou pelo logo de OVALE, que ganhou uma nova e sofisticada versão, com a incorporação do desenho de um pégasus, cavalo alado que com suas asas simboliza a independência do jornal, seu espírito inexpugnável, indomável.
Os vídeos ganharam ainda mais protagonismo, com novos templates, e exibição em 'tela cheia', aproximando a imagem do leitor. O mesmo aconteceu com os stories, que ganharam uma nova roupagem, padronizada e com a marca de OVALE.
A meta é ampliar a conexão entre OVALE e o leitor. OVALE digital, com a digital do melhor jornalismo do Vale.