
Um jornal em um milhão, mais de 50 milhões em um jornal.
Convertido em uma catedral jornalística 100% digital, OVALE é um jornal de milhões. Literalmente. OVALE alcançou a marca recorde de 50 milhões de visualizações nas redes sociais nos últimos 30 dias, de acordo com dados da Meta.
Em média, o jornalismo de OVALE foi visualizado aproximadamente 1,7 milhão de vezes a cada 24 horas em plataformas como o Instagram e o Facebook, ambiente em que o jornal é líder de alcance e engajamento. Isso sem contar o site de OVALE, que ampliou a sua audiência em 60 vezes em um ano, desde o início da revolução digital, em fevereiro de 2024 (veja matéria completa).
Nos últimos 30 dias, nas redes sociais, OVALE atingiu 3.326.465 milhões de contas apenas no Instagram, com 40 milhões de visualizações. Foram ainda mais de 10,6 milhões de visualizações no Facebook, sem contar as redes X e Tik Tok.
Multiplataforma, as redes sociais de OVALE têm uma audiência mensal 20 vezes superior à população da RMVale e 69 vezes maior do que o número de habitantes de São José dos Campos.
“OVALE, sempre sob o manto iluminista, se reinventa a cada dia, mantendo seu compromisso inalienável com os direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, por um lado, mas com a revolução tecnológica, por outro, ampliando a sua conexão com a sociedade e a produção de conteúdo relevante para diferentes públicos e plataformas, além dos horizontes preestabelecidos”, afirmou o diretor-presidente de OVALE, Fernando Salerno.
Com aproximadamente 450 mil seguidores, OVALE é líder de alcance e engajamento na região. Protagonista, OVALE nunca foi tão lido, curtido, compartilhado, assistido e comentado em toda a sua história.
"A cada 24 horas, o conteúdo jornalístico produzido por OVALE é lido ou assistido 1,7 milhão de vezes, isso apenas nas redes sociais, democratizando o papel do jornal, independentemente da plataforma. É o jornalismo viral, antídoto à peçonha das fake news. Com a sua revolução digital, OVALE conecta informação de qualidade a milhões de pessoas, inclusive a novos públicos, que não consumiam notícias no papel", disse o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.
Desde 24 de fevereiro deste ano, quando converteu-se em um veículo full digital, OVALE ampliou significativamente a produção jornalística, com aumento de 125% no volume de reportagens produzidas: são até 1.800 por mês. Sempre tendo como bússola o exercício de um jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário, impresso em sua inexpugnável linha editorial. É o jornalismo mais influente da região.
Redes Sociais.
Em meio à revolução digital, OVALE lançou o novo projeto gráfico de suas redes sociais, fortalecendo o vínculo com o público, inovando a forma de contar histórias, por meio de uma conexão mais rápida, dinâmica e direta com os variados perfis de leitores, com a produção de conteúdo multifacetado, como vídeos, stories e mais colunistas, além de redobrar a aposta no livre debate de ideias.
Com nova base arquitetônica, esta catedral jornalística preserva a tradição e o refino do projeto gráfico de OVALE, desenvolvido sob medida por Cases i Associats, considerado a Ferrari dos escritórios de design, com sede em Barcelona e escritórios em Miami e Buenos Aires, e avança em direção ao futuro, modernizando-se ao incorporar novos elementos digitais.
Iniciado após a migração do jornal para as plataformas online, o novo projeto gráfico das redes sociais de OVALE foi desenhado ao longo de dois meses, em um trabalho de alta costura editorial que envolveu a direção e a redação de OVALE, com apoio do designer gráfico Yan Laurindo, alinhado ao que há de mais disruptivo neste mercado, em que a única constante é a mudança.
Mais conexão.
No novo projeto gráfico, o leitor ganhou novos desenhos para postagens no feed, stories e reels, que alcançam milhões de visualizações.
A revolução começou pelo logo de OVALE, que ganhou uma nova e sofisticada versão, com a incorporação do desenho de um pégasus, cavalo alado que com suas asas simboliza a independência do jornal, seu espírito inexpugnável, indomável.
Os vídeos ganharam ainda mais protagonismo, com novos templates, e exibição em 'tela cheia', aproximando a imagem do leitor. O mesmo aconteceu com os stories, que ganharam uma nova roupagem, padronizada e com a marca de OVALE.
A meta é ampliar a conexão entre OVALE e o leitor. OVALE digital, com a digital do melhor jornalismo do Vale.