TABULEIRO POLÍTICO

Manobra política de Felicio pode abrir vaga na Câmara Federal para Cury após as eleições

Vice-governador fez convite para deputado federal Paulo Alexandre Barbosa trocar PSDB pelo PSD e disputar Prefeitura de Santos

Por Xandu Alves | 27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Reprodução

Eduardo Cury e Felicio Ramuth em evento no Vale
Eduardo Cury e Felicio Ramuth em evento no Vale

Uma manobra política de Felicio Ramuth (PSD), vice-governador de São Paulo, pode abrir vaga para Eduardo Cury (PSDB) assumir como deputado federal após as eleições municipais desse ano.

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD

Após dois mandatos consecutivos, Cury não conseguiu se reeleger na eleição de 2022, e segue como suplente. Na federação formada por PSDB e Cidadania, ele é o segundo de uma lista de 10 suplentes.

OVALE apurou que Felicio convidou o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa a trocar o PSDB pelo PSD e disputar a Prefeitura de Santos, a qual ele já comandou entre 2013 e 2021.

CONTRA ROSANA.

A jogada de Felicio foi convencer o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a desistir de apoiar a deputada federal Rosana Valle (PL) na eleição municipal em Santos. Ela será a candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro à prefeitura da cidade e vem pontuando bem nas pesquisas de intenção de voto.

Felicio aproveitou que Barbosa e o atual prefeito da cidade, Rogério Santos (Republicanos), que são aliados, já discutiam uma aliança contra Rosana. A ideia em gestação é Santos abrir mão da reeleição e apoiar Barbosa.

Em março, levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostrou Barbosa com 37,8% das intenções de voto em cenário sem o atual prefeito. Rosana apareceu com 31,5%.

Segundo Felicio, o convite para aderir ao PSD foi aceito por Barbosa, o que aproxima Cury de uma cadeira de deputado após as eleições, caso Barbosa vença as eleições.

A vaga estaria garantida se o deputado federal Alex Manente (Cidadania) conseguir se eleger prefeito de São Bernardo do Campo, com apoio do PSD de Felicio e Kassab.

SÃO JOSÉ.

Essa mexida no tabuleiro político em São Paulo beneficia Cury, que poderia voltar à Câmara – ele já expressou esse desejo anteriormente – e, indiretamente e em tese, facilitaria a reeleição do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), pois tiraria Cury da disputa na cidade.

Em maio do ano passado, pesquisa OVALE/Sampi/Ágili Pesquisas mostrou que Cury liderava as intenções de voto para prefeito de São José, com 26,73% em um dos cenários testados na pesquisa estimulada. Anderson tinha a metade: 13,37%.

Além disso, a jogada de Felicio prejudica o PL de São José, que tenta convencer Cury a trocar de partido para disputar a eleição para prefeito da cidade como candidato de Bolsonaro. Também seria uma maneira de “convencer” o PL a aderir à campanha de Anderson.

PL QUER CURY.

Com a possibilidade de voltar para a Câmara Federal, trocar o PSDB pelo PL passa a ser um mau negócio para Cury, que já disse preferir a vida como parlamentar a ser prefeito de São José pela terceira vez.

“Embora sendo uma honra ter a oportunidade de ser prefeito pela terceira vez, e ficaria muito feliz, hoje tenho dificuldades por motivos familiares que teriam de ser superadas”, disse Cury a OVALE recentemente.

Outro ingrediente nesse caldeirão político será a refiliação de Emanuel Fernandes ao PSDB nesta quarta-feira (27), em solenidade no diretório municipal de São José, às 19h.

Os tucanos já manifestaram a vontade de contar com um candidato próprio para prefeito na maior cidade do Vale, o que leva ao nome de Cury, com apoio de Emanuel. Resta saber quanto a jogada de Felicio pode mudar esse cenário.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.