JOSÉ SAUD

Novas empresas, milhares de empregos

No governo anterior, Taubaté perdeu mais de 8.000 postos de trabalho. Hoje, três anos depois de termos iniciado o mandato, Taubaté tem marcos importantes a comemorar

Por José Saud | 25/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeito de Taubaté

Gerar empregos. Essa tem sido uma das prioridades do nosso governo à frente da Prefeitura de Taubaté desde o início. Emprego é dignidade.

A tarefa não foi fácil: herdamos uma Prefeitura endividada, fábricas fechando e o desemprego crescendo. No governo anterior, Taubaté perdeu mais de 8.000 postos de trabalho. Hoje, três anos depois de termos iniciado o mandato, Taubaté tem marcos importantes a comemorar: mais de 10 mil empregos gerados entre o início de 2021 e 2023, segundo o Caged, além de importantes fábricas chegando à nossa cidade, entre elas a CSN/Prada e a Eve, subsidiária da Embraer, que vai produzir na cidade o “carro voador”.

Chegar até aqui exigiu trabalho, foco e soluções inovadoras.

Priorizamos a atração de investimentos, utilizando, de forma inteligente, a lei de incentivos, que dá isenção de impostos por tempo definido. Mudamos a forma como elas recebiam as áreas. Ao invés de doação, optamos por fazer cessão e concessão das áreas para fins de instalação de indústrias e outros segmentos. Pela primeira vez na cidade, um distrito industrial foi legalizado, dando segurança jurídica aos parceiros.

No passado, desde a introdução da lei nos anos 1990, o modelo era único: doação de áreas. E não foram poucos os problemas que a Prefeitura de Taubaté enfrentou quando uma empresa não cumpria o acordado. Ao fazer a cessão por decreto, a administração agilizou o processo de instalação das empresas.

Hoje tudo é mais ágil. Afinal, quem precisa de emprego não merece que a burocracia atrase a abertura de novas vagas. Também pensando nisso, criamos o “Desenvolve Taubaté”, que reúne os serviços de empregabilidade em um só lugar. Lá, o empresário pode abrir seu negócio em 15 minutos. E o trabalhador pode ter acesso à sua vaga ou qualificação no mercado. 

Mas, fizemos mais. Trocamos a cesta básica pelo cartão Mesa Taubaté para que o dinheiro ficasse no comércio local e ampliamos o Shopping Popular. Com a cidade empobrecida pela crise, investimentos no principal ativo que uma Prefeitura pode ter: os servidores públicos, sendo valorizados como nunca, aumentamos salários, concurso em todas as áreas, 1.100 professores a mais, regularizamos o pagamento de licenças-prêmio. Esse dinheiro foi injetado na economia, fortalecendo o comércio, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos.

Reaquecemos a economia, base do crescimento de Taubaté nos últimos três anos. Vamos fazer mais: está em fase final de maturação o Plano de Carreira do Servidor, uma promessa antiga que vai virar realidade em nossa gestão.

Taubaté está hoje pronta para o futuro. Forte, pujante, inovadora e com qualidade de vida e emprego para nossa gente, a cidade caminha a passos largos para ser, cada vez mais, um orgulho para todos nós.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Marcelo fonseca
    26/02/2024
    A cidade está em péssimo estado,sem manutenção,com muitas áreas abandonadas,calçadas,parques e praças abandonadas,pode até o antigo prefeito não ter mantido a cidade bonita,mas esse é uma tragédia.