EDITORIAL

Como se comportar nas festas de final de ano da empresa

Por Karla Clarinda | 23/12/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Nas festas de final de ano na firma, é importante manter uma postura profissional e respeitosa. Evitar certos comportamentos pode ajudar a garantir um ambiente agradável e evitar situações constrangedoras. Aqui estão algumas coisas que geralmente é aconselhável não fazer:

Fofocar ou fazer comentários inadequados: Evite falar mal de colegas de trabalho, chefes ou clientes. Foque em conversas positivas e construtivas.

Monopolizar a conversa: Dê espaço para que todos possam participar das conversas. Evite monopolizar a atenção e ouça atentamente o que os outros têm a dizer.

Discutir assuntos polêmicos: Evite discussões sobre temas sensíveis, como política ou religião, que podem criar conflitos desnecessários.

Esquecer de agradecer: Se a empresa organizou a festa, é educado expressar sua gratidão. Agradeça aos organizadores e à empresa pela oportunidade de confraternização.

Fazer brincadeiras constrangedoras: Evite brincadeiras que possam ser interpretadas como inadequadas ou constrangedoras. Mantenha um ambiente leve e amigável.

Ignorar colegas: Não fique isolado ou ignore colegas. Tente interagir com diferentes pessoas e mostrar um espírito de equipe.

Usar o celular excessivamente: Esteja presente no momento e evite ficar constantemente no celular. Concentre-se nas interações presenciais e aproveite o momento.

Levar convidados não convidados: Certifique-se de que a festa permite a presença de convidados antes de levar alguém que não foi convidado. Respeite as regras estabelecidas pela empresa.

Vestimenta:
Siga o dress code estabelecido: Caso haja um código de vestimenta específico, certifique-se de segui-lo. Se não houver indicações claras, opte por roupas que estejam de acordo com o ambiente profissional, mas que também permitam uma atmosfera festiva.

Evite roupas muito informais ou provocativas: Mesmo que seja um evento descontraído, mantenha uma aparência profissional. Evite roupas muito informais ou que possam ser consideradas inapropriadas para o ambiente de trabalho.

Considere o local da festa: Se a festa for em um local diferente da empresa, leve em conta o ambiente. Por exemplo, uma festa em um local mais formal pode exigir uma vestimenta um pouco mais sofisticada.

Consumo de Álcool:
Moderação é a chave: Se a festa envolver álcool, é fundamental consumi-lo com moderação. Evite exageros para garantir que você mantenha uma postura profissional e não comprometa sua imagem.

Conheça seus limites: Saiba o quanto você pode consumir sem perder o controle. Beber excessivamente pode levar a comportamentos inadequados e prejudicar sua reputação profissional.

Acompanhe suas bebidas: Mantenha o controle do que você está bebendo e evite bebidas muito fortes. Se possível, intercale o consumo de álcool com água ou outras bebidas não alcoólicas.

Evite discussões após o consumo de álcool: O álcool pode afetar o julgamento e inibir inibições. Evite discutir assuntos sensíveis ou polêmicos que possam gerar conflitos.

Não dirija se tiver consumido álcool: Se você beber, não dirija. Considere utilizar serviços de transporte seguro, como táxis ou aplicativos de transporte compartilhado.

Exagerar no consumo de álcool: Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Isso pode levar a comportamentos inadequados, além de prejudicar sua imagem profissional.

Lembre-se de que as festas de final de ano na firma são uma extensão do ambiente de trabalho, e manter uma postura profissional contribuirá para um ambiente mais harmonioso e respeitoso.

Apesar de ser um evento festivo, a festa de final de ano na empresa ainda é um ambiente profissional. Manter a etiqueta, o respeito e a moderação contribuirão para que todos desfrutem de um momento agradável e sem contratempos.

Karla Clarinda – Estrategista em Recolocação Profissional
Conteúdo de empregabilidade e carreira:
https://instagram.karlaclarinda.com.br
https://linkedin.karlaclarinda.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.