IZAIAS SANTANA

Jacareí, uma cidade melhor, cada vez mais!

Ao organizar os serviços da mobilidade urbana, saúde, assistência social e esporte, prioritariamente, formamos um conjunto de intervenções

Por Izaias Santana | 16/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeito em Jacareí, doutor em direito constitucional pela USP e professor da Univap

Quando ouvimos isso na propaganda oficial, muitas vezes desconfiamos, pois somos constantemente bombardeados por notícias negativas que superam as boas. É natural que a "publicidade" realce os aspectos positivos. Por isso, muitas administrações e políticos tendem a usar repetidamente adjetivos como "melhor", "agradável", "inteligente", "feliz", para descrever suas cidades. Tentamos fugir disso, apresentando dados concretos. No entanto, quando algum instituto independente aponta melhorias, é hora de comemorar, mantendo o compromisso de tornar Jacareí cada vez melhor.

Foi o que aconteceu com a divulgação do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, do Instituto Longevidade, que analisa dados sobre políticas públicas voltadas à população idosa. Jacareí ocupa, agora, a 2ª posição entre as 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, com Caraguatatuba em primeiro lugar. Em nível nacional, entre as 326 cidades com mais de 100 mil habitantes, Jacareí está em 46º lugar.

Ao organizar os serviços de mobilidade urbana, saúde, assistência social e esportes como prioridade, desenvolvemos um conjunto de intervenções coordenadas pelo programa Cidade Saudável. Esse programa envolve 8 Secretarias e 2 Fundações e é liderado pela nossa vice-prefeita, Rosana Gravena. Jacareí já deu esse salto de qualidade e está caminhando para mais melhorias.

Sob a liderança do secretário Edinho Guedes, implementamos o Projeto Rotas Acessíveis, com seis quilômetros de calçadas seguras, decididas em conjunto com esses usuários. Dividimos em fases: Região da Rua Dom Pedro II e trecho da Avenida Major Acácio na fase 1, seguindo para a fase 2 entre o SIM (Serviço Integrado de Medicina) e o início da Rua Luiz Simon, no Jardim Paraíba, e assim por diante.

As melhorias incluem pintura azul nas guias das calçadas, instalação de pisos táteis para pessoas com baixa visão, rampas para cadeirantes e adaptações necessárias para atender pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Já são quase 400 calçadas adaptadas, desde 2017.

O programa Jacareí Cidade Saudável foi apresentado no Chile, durante uma reunião da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), que selecionou 30 experiências entre 195, de 13 países. Além disso, as várias iniciativas da Prefeitura na atenção básica me levaram a representar o Brasil, indicado pelo Ministério da Saúde, em uma reunião no Panamá, para discutir os desafios na implementação de políticas de atenção básica, dentro do escopo das cidades saudáveis, organizado pela OPAS.

Enfim, terminamos o sétimo ano de mandato com a certeza de que estamos construindo uma Jacareí cada vez melhor para todos, especialmente para aqueles que mais precisam, como os idosos, que necessitam de cidades adaptadas para sua crescente longevidade e qualidade de vida.

Vida longa e saudável em nossas Cidades! Feliz 2024!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

17 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Cassiano Araujo
    21/12/2023
    É uma vergonha fala que está cuidando dos idosos faltando remédio nas redes de saúde .Meus pais pegavam remédio básicos no sim agora tá em falta vergonha .Pra onde que deve estar indo o dinheiro dos remédios gratuito?
  • Valdimir fernandes de moraes
    20/12/2023
    A cidade cheia de buracos.o parque california abandonado. O saae pessimo serviço abre buraco não faz um serviço de recaoeamento direito. Essa corja do saae devia ser presa.
  • Alfredo Macedo
    19/12/2023
    Saudosos comissionados da era Petista de Jacareí saindo das catacumbas para virem fazer política por aqui ! As viúvas do Hamiltão doidas para ganharem carguinhos na Prefeitura, novamente.
  • Almir Gonçalves de araujo
    17/12/2023
    Bom Sr prefeito preciso urgente de fazer a cirurgia da prosta estou usando sónda desde 18/07 já procurei ajuda na câmara com vereador Valmir está tentando me ajudar já procurei a secretária de saúde já mandou liberacao p santa casa já cobrei as santa casa várias vezes m enrola desde d setembro vem adiando de mês em mês agora adiou para janeiro ique eu tenho dúvidas se vão me atender diante d tantos adiamento ,preciso q resolva minha situacao com urgência não poço ficar mais com está sonda além do sofrimento com dores fortes pode agravar a minha saúde me ajude por favor
  • Evandalo
    17/12/2023
    Todos pode escrever o que desejar ..mas sabemos que temos uma saúde falha , um acesso a terceira ponte que virou piada ...e muito gastos desnecessários nessa administração..7 anos de sofrimento a população...
  • Washington Luis Tenório
    17/12/2023
    Bom isso que essa administração acha saude quem viu melhorias na cidade só no sonho deles 2024 é eleição agora eles quer mostrar alguma coisa que fez só não se enpolga com o novo tobogam gigante que foi feito no final da ponte .............ahahah ficou ridículo para jacarei fora os acidentes que podem ocorrer ..mais nada a declarar ok
  • Maria Aparecida de Souza Alem
    17/12/2023
    Está melhorando com relação a mobilidade, porém ainda há problemas nas calçadas do centro ,com desníveis e buracos .
  • Anderson
    17/12/2023
    Um dos piores prefeito que tivemos até hoje, cidade está praticamente largada, as ruas estão cheias de buracos, não tem um anel viário até hoje, construí uma ponte horrível que não ajudou em nada para desafogar o trânsito que está bastante complicado, enfim não tem o porquê parabenizá-lo.
  • Almir Gonçalves de araujo
    17/12/2023
    Bom dia a todos que acompanham este noticiários moro em Jacareí desde 1977 e a segunda vez q preciso de cirurgia e não consigo primeira vez tive q recorrer a SJC segunda vez agora precisando fazer uma cirurgia de próstata estão me negando a me atender esperando desde de setembro usando sonda um sofrimento cada vez q procura a santa casa m adia p o mês seguinte setembro adiaram p outubro depois p novembro depois p dezembro agora falaram q e o janeiro só me enrolando não estão nem aí com meu sofrimento só quer meu voto todas eleições não como vou fazer.
  • Carlos
    17/12/2023
    Jacareí para ficar ruim, falta muito!!
  • Jeferson
    17/12/2023
    Retrato da administração do Izaias é aquela cratera gigantesca no Jardim Santa Marina prestes a avançar para a Avenida José Fortes Rangel ou engolir as casas do entorno. Prefeito desde o começo do ano falando que vai arrumar aquilo, mas não faz nada. Omissão total.
  • Vera Lúcia
    16/12/2023
    A cidade é tão boa que falta médicos e remédios e funcionários nas ubs. A saúde está una calamidade.
  • Didi Guedes
    16/12/2023
    Parabéns.
  • Wagner Demétrio
    16/12/2023
    Jacarei tem muito que melhorar. Porque não cuida das margens do Rio Paraiba do Sul? Deixando mais atrativo. Navegável talvez.
  • Nilton
    16/12/2023
    No que diz respeito a administração, esse prefeito está sendo um dos piores, cidade totalmente abandonada aos buracos , av da Heineken com asfalto de péssima qualidade, sem contar o nosso viaduto que algum engenheiro de telecurso aprovou aquela barbaridade . Decepcionante essa administração
  • Roberto Aparecido dos Santos
    16/12/2023
    Parabéns prefeito Isaías vc está fazendo uma ótima administração um forte abraço
  • Mr. Silva
    16/12/2023
    Até houve algumas melhorias, mas está muito longe do que é esperado pela população. Cidade sem um amplo anel viário, graves problemas de mobilidade urbana, transporte coletivo ineficiente, seja por horários, itinerários, integração apenas parcial e que não cobre todos os sentidos, bairros que não são atendidos. Se hoje já está ruim, imagina quando implantarem pedágio por trecho rodado em toda a Dutra, sem prolongar as pistas marginais no trecho de Jacareí da Dutra? Será um caos! Cidade sem hospital municipal, com longas filas de espera para consultas, exames, cirurgias. Município que não tem um único equipamento estadual na área da saúde, como um AME ou uma unidade Lucy Montoro, o que amenizaria os problemas em relação a saúde especializada. Cidade com oferta reduzida de cursos técnicos e superiores voltados ao setor industrial, carro-chefe da economia de Jacareí. Aliás, mesmo com toda a novela absurda em torno do Plano Diretor (já são lamentáveis 6 anos), e toda a insegurança jurídica criada em torno dessa questão, ainda há muitas áreas disponíveis, em acordo com o zoneamento atualmente vigente, para empreendimentos industriais e logísticos. Por quê Jacareí não está atraindo investimentos nessas áreas? Cidade cheia de problemas como pavimento ruim, buracos e vazamentos de água. Aliás, as perdas no sistema de distribuição de água são enormes. A lista de problemas é longa e isso iria alongar ainda mais o comentário. Certo que Jacareí ainda está longe de ser a cidade que o morador de Jacareí quer e merece para viver e criar sua família.