EDUCAÇÃO

Projeto Biblioteca Móvel chega a 7 cidades do Vale com 245 livros para leitura

Iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura e Centro Novo Horizonte

Por Da redação | 03/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Biblioteca Móvel em Lorena
Biblioteca Móvel em Lorena

Sete cidades do Vale do Paraíba estão recebendo o orojeto Biblioteca Móvel do Ministério da Cultura e do Centro Novo Horizonte. O objetivo é levar cultura para crianças e jovens dos municípios.

O projeto começou atendendo 470 crianças e adolescentes da Obra Social São Luís, em Lorena, na primeira semana de funcionamento, entre 19 e 26 de setembro.

Segundo a organização, o projeto Biblioteca Móvel tem por objeto democratizar o acesso à cultura para crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de sete cidades da RMVale.

Depois de Lorena, estão no roteiro do projeto as cidades de Pindamonhangaba, Potim, São José dos Campos, Campos do Jordão, Guaratinguetá e Cruzeiro (veja as datas de cada cidade ao final do texto).

VEÍCULO

Viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o Centro Novo Horizonte contou com apoio da Carrera Acelera e parceria da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (Obras Sociais) e da ONG OrientaVida para transformar um furgão master vitre numa biblioteca que transporta um acervo de 245 livros físicos e 14 audiolivros, distribuídos em 37 títulos diferente.

Ao término do projeto, cada obra social receberá seus 37 títulos para comporem seus acervos.

A Biblioteca Móvel Novo Horizonte fica por cinco dias estacionada em seis obras sociais e uma ONG das respectivas sete cidades do Vale.

Além da visita à biblioteca durante o funcionamento da obra, para o atendimento de pais, crianças, professores e funcionários, duas vezes por dia arte-educadores falam sobre a importância da leitura e de dois principais temas decididos em comum acordo entre os parceiros: Bullying e Meio Ambiente.

Dependendo do público e sua faixa etária, o projeto faz rodas de leitura, discussão em grupo, atividades pedagógicas e leva autores para falarem com as crianças, além de tradutores de braile e psicólogos. Trata-se de uma semana diferente para crianças e educadores.

Embora o projeto Biblioteca Móvel Centro Novo Horizonte tenha sido desenhado em São Paulo pela entidade que faz outros projetos sociais levando arte, música e cultura para quase 50 creches públicas da capital, toda a equipe do projeto foi contratado na região do Vale, o que demonstra a valorização da mão de obra local e a preparação de equipe para futuras edições e de outros projetos.

SERVIÇO

Cronograma de visitas

5 e 6/10 – Pindamonhangaba

9/10 a 11/10 e 16 e 17/11 – Potim

17/10 a 20/10 e 28/11 – São José dos Campos

25/10 a 27/10 – Campos do Jordão

6/11 a 10/11 – Guaratinguetá

21/11 a 24/11 e 27/11 – Cruzeiro

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.