PROJETO

Comissão contraria órgão técnico e opina a favor de proibir Marcha da Maconha em S. José

Sem apresentar nenhum argumento para rebater parecer da Assessoria Jurídica, vereadores governistas da Comissão de Justiça, Redação e Direitos Humanos votaram a favor do projeto

Por Julio Codazzi | 20/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Flavio Pereira/CMSJC

Plenário da Câmara de São José dos Campos
Plenário da Câmara de São José dos Campos

Contrariando o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara de São José dos Campos, a Comissão de Justiça, Redação e Direitos Humanos irá se posicionar a favor do projeto do prefeito Anderson Farias (PSD) que visa proibir a realização da Marcha da Maconha e eventos similares em vias e espaços públicos do município - o evento está previsto para o dia 7 de outubro.

Dos três vereadores da comissão, dois já haviam se manifestado sobre o projeto até a noite dessa quarta-feira (20). Ambos são da base governista e opinaram a favor da tramitação do texto.

Zé Luís, o relator da comissão, emitiu voto favorável, embora não tenha apresentado nenhum argumento para rebater o parecer da Assessoria Jurídica. Robertinho da Padaria (Cidadania), presidente da comissão, acompanhou o relator, também sem apresentar nenhum argumento. Walter Hayashi (União), que é da oposição, ainda não havia votado, mas a maioria já está formada.

JURÍDICO.
Em seu parecer, a Assessoria Jurídica, que é um órgão técnico, apontou que, ao caracterizar a Marcha da Maconha como um ato de “apologia à posse para consumo e uso pessoal, relativas a substâncias ilícitas ou ilegítimas psicotrópicas e/ou entorpecentes, que possam causar dependência de qualquer natureza”, o projeto avança sobre a competência da União para tipificar tal evento como apologia ao crime. "A propositura, neste ponto, se revela inconstitucional ante a incompetência do município para tipificar condutas como crimes", diz trecho do parecer.

A Assessoria Jurídica ressaltou ainda que, nos últimos anos, duas versões da chamada Lei dos Malabares de São José dos Campos foram consideradas inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça, que entendeu que o município não tinha competência para proibir manifestações artísticas em vias públicas. Para o órgão técnico, ao tentar proibir manifestações em vias públicas, o projeto incorreria na mesma irregularidade.

O parecer apontou também que, "indiretamente", o projeto "trata da limitação de duas liberdades específicas, a saber, a liberdade de expressão (manifestação) e a liberdade de reunião, ambas previstas expressamente na Constituição da República". "A propositura fixa entendimento a priori de que a denominada 'Marcha da Maconha' constitui um evento no qual são apregoados a posse e o uso pessoal do entorpecente conhecido como maconha. Ao assim proceder, o município está exercendo censura prévia – proibida pela Constituição – à referida marcha, pois não há como saber, de forma antecipada, se tal manifestação terá como tema o incentivo ao porte e ao uso de entorpecente ou, tão somente, a manifestação de uma vertente do pensamento da sociedade que prega pela revisão da política de drogas para descriminalizar, ao menos em relação a uma determinada substância, a conduta tipificada como crime", concluiu o órgão técnico.

PROJETO.
A Marcha da Maconha está prevista para o dia 7 de outubro. No fim de agosto, ao saber do evento, o prefeito usou as redes sociais para afirmar que não iria "permitir que se juntem na rua para fazer apologia à droga”.

No projeto enviado à Câmara no fim de agosto, Anderson alega que "é dever do poder público adotar medidas que possam coibir atos que atentem à saúde pública, como é o caso de manifestações que direta ou indiretamente acabam por incentivar o uso de drogas, a exemplo da Marcha da Maconha”.

A organização do evento sustenta que a realização da marcha é “um direito constitucional” assegurado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Laurence Benatti
    21/09/2023
    Modinha. Manda estes maconheiros para Dubai ou Nova Zelândia. Trabalhar que é bom ninguém quer. Não quero que meus netos sejam expostos a estes destruidores das famílias de bem. Cambada de vagais.