IDEIAS

Vestimenta e o mundo corporativo

20/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Ilustrativa

Quando falamos de entrevista, processo seletivo e vestimenta, logo vem aquela incógnita? Como a aparecia pode deixar impacto positivo ao recrutador e aos meus amigos do trabalho?

Penso que o obvio nunca esteve tão em alta para se falar, então vamos falar sobre moda.

A vestimenta adequada para uma entrevista e para o ambiente de trabalho em uma empresa pode variar de acordo com o setor, a cultura da empresa e o nível de formalidade. No entanto, aqui estão algumas diretrizes gerais que você pode considerar:

 Entrevista:

1. Vista-se de forma profissional: Para a maioria das entrevistas, é importante vestir-se de maneira profissional e conservadora. Isso geralmente significa usar roupas limpas, bem passadas e que transmitam uma imagem de profissionalismo.

2. Roupas formais: Em geral, um terno ou um conjunto de calça social e blazer é uma escolha segura para entrevistas em ambientes corporativos. Se o ambiente for mais casual, você pode optar por uma roupa ligeiramente menos formal, como uma blusa de botões e calça social.

3. Cores neutras: Cores neutras e sóbrias, como preto, cinza, azul-marinho e branco, são opções seguras e profissionais. Evite cores muito chamativas ou estampas exageradas.

4. Evite excessos: Evite roupas muito extravagantes, jóias em excesso e maquiagem pesada. O objetivo é parecer profissional e focado na entrevista, não distrair com o visual.

Ambiente de trabalho na empresa:

1. Conheça a cultura da empresa: Antes de decidir o que vestir no ambiente de trabalho, é importante entender a cultura da empresa. Algumas empresas têm um código de vestimenta formal, enquanto outras são mais informais e flexíveis.

2. Siga as diretrizes da empresa: Se a empresa tiver um código de vestimenta estabelecido, siga-o. Isso pode incluir regras sobre o uso de roupas casuais, trajes de negócios ou uniformes específicos.

3. Adapte-se ao ambiente: Se a cultura da empresa for mais casual, você pode usar roupas mais relaxadas, como calças cáqui, camisas de botão e até mesmo jeans (se permitido). No entanto, mesmo em ambientes mais descontraídos, ainda é importante manter um aspecto arrumado e profissional.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.