IDEIAS

ISU - A Universidade Internacional do Espaço

Esse programa itinerante iniciou oficialmente no dia 26 de junho e se estenderá pelas próximas semanas até 25 de agosto de 2023

Por Cláudia Medeiros | 05/07/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Arquivo pessoal

Nesse mês de junho de 2023 a cidade de São José dos Campos está sediando a 23ª edição o programa de estudos espaciais SSP23. Esse programa itinerante iniciou oficialmente no dia 26 de junho e se estenderá pelas próximas semanas até 25 de agosto de 2023. A cidade foi escolhida por apresentar os requisitos necessários para atender a missão de receber participantes que representam 30 países, além de uma delegação de profissionais mundialmente vinculados ao estudo do espaço.

A Universidade Internacional do Espaço surgiu do sonho de três alunos da Universidade Tecnológica de Massachussetts nos Estados Unidos. Peter H. Diamandis, Todd B. Hawley e Robert D. Richards, ao concluir seus estudos, perceberam a importância de construir uma universidade que contemplasse três fundamentos principais: interdisciplinaridade, internacionalidade e interculturalidade. O objetivo que em sido o principal condutor dessa instituição é o acolhimento dos participantes e dos alunos nesse ambiente que pretende fornecer o alicerce para a formação de novos líderes no setor espacial, tanto aqui na Terra quanto, quem sabe um dia, no espaço. A Universidade foi inaugurada em 1987 na cidade de Estrasburgo na França e oferece curso de mestrado em estudos espaciais, o programa itinerante de estudos espaciais SSP, que está acontecendo aqui esse ano, além de outros complementares às carreiras profissionais que buscam soluções no cosmos para a melhoria da condição humana. Dentre os mais de 5000 alunos formados nos mais de 35 anos sua existência estão astronautas, empreendedores e profissionais de excelência em carreiras que envolvem o espaço.

Formar um líder numa área tão relevante para a humanidade precisa ser algo construído coletivamente, respeitando as diferenças culturais não apenas com palavras, mas com ações. Dessa forma, o que se busca é constituir times que trabalham e ensinam como transformar nossas diferenças em valores agregadores para o mundo que queremos criar.

O setor do espaço é continuamente associado com áreas de exatas, mas a SSP23 vem para mostrar que isso não é verdade. Os participantes que aqui se apresentam possuem formação diversificada, o que complementa um dos principais fundamentos da ISU, a interdisciplinaridade. Eu sou uma participante do setor espacial, mas tenho aqui entre meus colegas biólogos, advogados, médicos, educadores físicos, psicólogos, profissionais da nutrição, relações públicas, entre outras profissões que cobrem as mais diferentes demandas da sociedade. Durante essas nove semanas, trabalharemos juntos para construir soluções para problemas reais da sociedade.

Apenas dando um pequeno spoiler, entre as descobertas importantes que estamos aprendendo, tem o desenvolvimento de remédios e tratamentos que, quando feitos no espaço, podem melhorar a vida na Terra. Inclusive deve estar em nossas mentes a possibilidade de um dia, termos instalações para tratamento médico no espaço, assim como hoje já existem laboratórios desenvolvendo medicamentos na estação espacial.

Nossa cidade é o centro aeroespacial do Brasil e empresas como o INPE e o ITA são as referências de parceria nesse programa. As atividades serão realizadas principalmente nos campos dessas duas instituições. No entanto, a prefeitura de São José dos Campos juntamente com a ISU está abrindo algumas atividades especiais para o público em geral, principalmente para as crianças e adolescentes das escolas locais. Dentre essas atividades estão bate papo com astronautas, acompanhamento do lançamento de foguetes e balões, observação do céu com instrutor e muito mais. Para saber mais sobre as atividades que estão abertas ao público, visite o site https://ssp23.isunet.edu/index.php/ssp23-isunet-edu-index-php-publicevents/ .

Todo esse conhecimento compartilhado são sementes para a construção de um futuro que acolhe o espaço próximo como parte integrante do nosso lar, não apenas pela forma como ele afeta a nossa vida na Terra, mas por ser uma extensão do que pode vir a ser nossa nova morada. Como vimos anteriormente nos outros artigos, as estações espaciais já são destino de diversos seres humanos e em breve a Lua voltará a ser visitada por nós. Vamos então nos preparar para essa nova jornada rumo ao espaço. Para conhecer mais sobre a ISU visite o site https://www.isunet.edu/ . Conheça também o programa espacial brasileiro no site da Agência Espacial Brasileira (https://www.gov.br/aeb/pt-br ).  

Quer saber mais sobre o assunto acima? Visite o canal MaisQueRaios no Youtube e @maisqueraios no Instagram. Um agradecimento especial ao jornal O Vale por nos apoiar para que esse conteúdo chegue a mais pessoas.

Pessoas em um parque

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Grupo de pessoas fantasiadas

Descrição gerada automaticamente com confiança médiaFoto: Pedro Augusto Antunes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.