AVIAÇÃO

Nidec e Embraer criam empresa para desenvolver propulsão elétrica ao setor aeroespacial

Nova empresa desenvolverá e fabricará sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea

Por Da redação | 19/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Divulgação

Imagem do eVTOL da Eve Air Mobility, empresa que é a primeira cliente da Nidec Aerospace
Imagem do eVTOL da Eve Air Mobility, empresa que é a primeira cliente da Nidec Aerospace

A Nidec Corporation, do Japão, e a Embraer anunciaram um acordo para criar uma nova empresa, chamada Nidec Aerospace. O objetivo é desenvolver Sistemas Elétricos de Propulsão para o setor aeroespacial.

Segundo as companhias, a transação combina sinergias complementares e expertises em áreas distintas das engenharias das duas empresas para liderar uma nova era da mobilidade aérea.

Apresentada na 54ª edição do Paris Air Show, a nova empresa busca alavancar novas oportunidades por meio da oferta de uma linha agnóstica de produtos e serviços em todo o mundo, iniciando pela crescente indústria de Mobilidade Aérea Urbana.

Nidec Corporation, líder global em fabricação de motores, será apoiada pelos 50 anos de experiência da Embraer no setor aeroespacial para desenvolver, certificar, produzir e comercializar uma nova geração de Sistemas Elétricos de Propulsão, com base em tecnologias comprovadas para motorizar os mais eficientes e sustentáveis modelos de aeronaves.

A nova empresa desenvolverá e fabricará sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea.

A Nidec Aerospace será uma sociedade na qual a Nidec terá 51% de participação e a Embraer, os demais 49%. A matriz da empresa será localizada na sede da Nidec Motor Corporation em Saint Louis, Missouri (EUA), e contará com o suporte das unidades industriais das duas companhias no Brasil e no México.

“Inovação tecnológica terá contribuição essencial para o compromisso da Organização Mundial da Aviação Civil de neutralizar emissões de carbono em 2050. A parceria é uma extensão natural dos respectivos investimentos contínuos das duas empresas em tecnologias verdes em diversas indústrias para acelerar a neutralidade de carbono”, disse Michael Briggs, vice-presidente sênior da Nidec e presidente da unidade de negócios de Motion & Energy.

“Estamos orgulhosos da parceria com a Embraer e confiantes que a Nidec Aerospace possa liderar o processo de eletrificação de aeronaves, com nossa visão compartilhada, conhecimentos complementares e extensa capacidade técnica e de manufatura.”

PARCERIA

Nidec e Embraer têm uma longa história de colaboração tecnológica e de negócios com outros parceiros pelo mundo e ambas têm continuamente explorado uma ampla gama de conceitos sustentáveis, prospectado tecnologias e mercados de alto potencial de crescimento para entregar valor aos seus respectivos stakeholders.

“Inovação é nosso direcionador de crescimento futuro e pilar chave de nosso plano estratégico. É por isso que estou extremamente entusiasmado em formar essa parceria com a Nidec para desenvolver soluções agnósticas para o setor aeroespacial”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.

“A demanda por sistemas elétricos de propulsão está crescendo exponencialmente nesta área e estamos confiantes que a Embraer e a Nidec podem acelerar o desenvolvimento de produtos avançados para potencializar o futuro da aviação sustentável.”

O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão é a Eve Air Mobility, empresa independente e bem posicionada para competir no mercado de Mobilidade Aérea Urbana por entregar um efetivo e sustentável modelo de transporte urbano.

A parceria permanece sujeita às aprovações antitruste e outras possíveis aprovações regulatórias, e conhecidas condições de conclusão, bem como aprovação dos conselhos de administração. A expectativa é que a conclusão da transação ocorra no segundo semestre de 2023.
 

LEIA MAIS: Eve avança na fase de testes do eVTOL e conclui protótipo de software de tráfego

 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.