OPINIÃO

O rio Paraíba do Sul passa por você. Cuide dele!

Por Renato Traballi Veneziani | 10/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Vice-presidente do CBH-PS e Presidente do Sindicato Rural

Sabe a água que sai da torneira da sua casa? Muito se fala em meio ambiente e pouco se preocupa com uso consciente da água. É o bem mais precioso da terra. Sem ela não há espécie de vida. Ela equilibra e conserva a Biodiversidade, regula o clima do nosso planeta. Ela pode acabar. E a nossa responsabilidade? Eu tenho com o rio Paraíba do Sul.

No Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões, segundo o Instituto Trata Brasil em 2021. No nosso Vale, ainda temos que trabalhar bastante, mas já avançamos muito com o Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul. Este rio é o principal responsável em abastecer as nossas cidades, mas cabe a Sabesp tratar a água que você bebe. Já deliberamos, desde 2019, mais de R$ 70 milhões de investimentos do FEHIDRO em projetos que contribuem para saneamento básico e rural, educação ambiental, reflorestamento, combate a enchente e controle de perda de água. Quando investimos, garantimos qualidade e quantidade de água.

 É a nossa missão devolver a população que paga pelo uso dela, o que a natureza nos dá de graça. Os municípios pequenos não têm orçamento para realizar projetos importantes à população. O CBH-PS tem e pode ajudar. Veja como está a represa do rio Jaguari (um dos afluentes do rio Paraíba do Sul). Ela está com mais de 90% do volume de água. Desde 2020 que não sobe, segundo a CEIVAP. Não desperdice água. Enquanto você tem muito, muitos têm pouco. Água é vida e sem ela não vivemos. Vamos juntos cuidar do nosso rio Paraíba do Sul.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.