IDEIAS

Mães, profissionais, poderosas e empoderadas

Por Karla Clarinda | 12/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Ser mãe é padecer no paraíso. Essa frase é muito dita quando queremos resumir o que é ser mãe. E quando falamos na área profissional, as mães podem ir do inferno ao céu, em muito pouco espaço de tempo. Ser mãe no mundo corporativo é correr uma maratona com tornozeleiras de dez quilos abaixo das pernas.

É um processo que acontece por décadas, e que vem evoluído muito nas últimas três. Dos anos 1990 para cá muita coisa mudou, e esperemos que continue a mudar. No entanto, ainda nos dias de hoje, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE em 2022, apenas 37,4% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres no Brasil.

Se para as mulheres, de modo geral, a caminhada é mais difícil, para quem é mãe, essas dificuldades são multiplicadas. Há pouco tempo acompanhei uma empresa que estava realizando um treinamento com seus profissionais dos cargos de gestão. Lá pelas tantas, o instrutor perguntou: que estranho, não há nenhuma mulher entre os gestores da empresa? É cada vez mais raro, mas ainda acontece.

Hoje, as mulheres, mães e profissionais estão tomando conta em todos os níveis e setores das empresas. São lutadoras que, mesmo colocando seus filhos em primeiro lugar, estão se destacando em seus cargos e chegando a posições impensadas há tempos atrás.

O preconceito não é mais obstáculopara as mães no mercado de trabalho, pelo menos é o que eu quero crer. E é muito mais comum ver as mães presidentes e diretoras de grandes empresas. Tempos melhores se avizinham.

Ao mesmo tempo, só a mulher que é mãe e profissional sabe o que é dar conta dos afazeres com as crianças e ao mesmo tempo ser estrategista no trabalho. E além disso, ser mulher. Não é fácil.

Voltemos a falar sobre o preconceito. Sabe aquela coisa de que a mulher e mãe não vai conseguir realizar as mesmas entregas dos profissionais homens? Essa e outras balelas estão escoando pelo ralo, já que as mulheres estão cada vez mais preparadas, e mostram, na prática, que lugar de mulher, e de mãe, é onde elas querem.

Na verdade, há de se parabenizar as mulheres que são excelentes em suas funções no trabalho e, ao mesmo tempo, desempenham lindamente a maternidade. De mim, essas mulheres poderosas e empoderadas recebem aplausos e reconhecimento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.